quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Tocha Olímpica passará por 250 cidades 100 dias antes da Rio-2016

Tocha será acesa na tradicional cerimônia na cidade de Olimpia, na Grécia
A próxima jornada da Tocha Olímpica já está programada. O objeto símbolo da Olimpíada viajará por cerca de cem dias pela Grécia e Brasil, percorrerá 10 mil milhas em um avião, 20 mil quilômetros por estradas brasileiras e passará por 250 do país. Tudo isso, antes de chegar ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, marcada para 5 de agosto de 2016.

As primeiras informações sobre a viagem foram divulgadas nesta quinta-feira (29) pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, num evento no Rio de Janeiro. Segundo o órgão, a jornada da tocha começará em maio de 2016, na Grécia. A data exata do início da viagem ainda não foi divulgada.

Já se sabe, porém, que a tocha será acesa em Olímpia, cidade-berço da Olimpíada, assim como acontece há décadas antes do início de toda Olimpíada. Depois, a tocha viajará uma semana por cidades gregas até chegar a Atenas.

De Atenas, a tocha seguirá direto para o Brasil num avião. Aqui, a tocha será levada a todos os Estados do país. Todas as 27 capitais brasileiras receberão a tocha. Cidades do interior também serão incluídas no trajeto da chama.

A lista de municípios brasileiros que receberão a tocha só será divulgada em maio. O Comitê Rio-2016, contudo, pretende levar a chama olímpica a todos os cantos do país. A expectativa deles é engajar 90% da população na viagem da tocha. "O revezamento será o aquecimento do país para a Olimpíada", afirmou Carlos Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio-2016.

A ideia do comitê também é engajar brasileiros e estrangeiros no carregamento do objeto símbolo da Olimpíada. O órgão delegou aos patrocinadores da viagem da tocha a seleção de quem vai carregar a chama olímpica.

Os patrocinadores (Bradesco, Coca-Cola e Nissan) devem convocar 10 mil pessoas para o carregamento da tocha. Cidadãos comuns terão a chance de participar do revezamento. Promoções realizadas pelas empresas vão selecionar os carregadores da tocha.

"Eu já carreguei. A maior emoção que tive foi quando recebi a tocha olímpica em 2004, das mãos de Nelson Mandela [ex-presidente da África do Sul e vencedor do prêmio Nobel da Paz em 1993]", relatou Nuzman.

Brasileira quer voltar a carregar a tocha

Lara Leite de Castro foi a primeira brasileira a participar do revezamento da tocha olímpica. Em 1992, quando ela tinha 19 anos, foi selecionada pela Coca-Cola para carregar a chama olímpica dias antes da Olimpíada de Barcelona,

Lara esteve nesta quinta no evento de divulgação das primeiras informações sobre o revezamento da tocha. Contou da emoção em carregar a chama olímpica e afirmou que pretende voltar a participar do revezamento em 2016.

"Carreguei a tocha por alguns metros em Sevilha, na Espanha. Foi incrível", afirmou ela. "Mas no meu país deve ser diferente. Aqui vai ser único."

Fonte: Uol via Cidade News Itaú / Via Blog Atualidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).