sábado, 27 de junho de 2026

INMET EMITE ALERTAS PARA CHUVAS INTENSAS NO RN DE SEXTA-FEIRA ATÉ DOMINGO (28)

Via Blog do Miquéas Capuxu

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas no Rio Grande do Norte desta sexta-feira (26) até o domingo (28). As cidades potiguares podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Segundo o Inmet, as chuvas podem ser acompanhadas por ventos intensos de até 60 km/h. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. "Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada", orienta o instituto.

Para a sexta-feira e para o sábado, os avisos englobam todas as cidades potiguares. Já no domingo (28), o alerta é direcionado para as cidades litorâneas do estado.

PORTAL TROPICAL

Cidade do RN lança programa contra obesidade com distribuição gratuita de ‘canetas emagrecedoras’

Via Blog Cidade do Sal


A Prefeitura de Pedra Grande, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, lançou um programa voltado ao tratamento da obesidade e de doenças associadas. A iniciativa prevê, em alguns casos, o uso de medicamentos conhecidos como análogos de GLP-1 — as chamadas “canetas emagrecedoras”.

De acordo com o município, a primeira etapa do programa selecionou 20 pessoas, que já estão sob acompanhamentos. Chamado de "Emagrece+", a iniciativa é custeada integralmente com recursos da própria prefeitura.

Segundo a nutricionista do município, Vanice Pontes, os participantes passaram por triagem e são selecionados conforme critérios como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia, doenças comumente relacionadas com a obesidade.

“Todos os pacientes que fizeram a inscrição vão passar pela triagem comigo. Após essa triagem, toda a equipe se reúne e faz a seleção. Essa seleção é feita por gravidade do problema”, afirmou. "Não é um programa com finalidade estética", completa.



G1RN*

sexta-feira, 26 de junho de 2026

VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE FORTALECE O DIÁLOGO EM FRUTUOSO GOMES

A Prefeitura Municipal de Frutuoso Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta sexta-feira, a VIII Conferência Municipal de Saúde, reunindo gestores, profissionais da saúde, autoridades e a população para discutir propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde do município.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o encontro proporcionou um importante espaço de diálogo, participação popular e construção coletiva de ideias que contribuirão para o aprimoramento dos serviços de saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a conferência, foram debatidos os principais desafios e perspectivas da saúde pública, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma saúde cada vez mais humanizada, eficiente e participativa, valorizando a escuta da população e o controle social.

A Prefeitura de Frutuoso Gomes agradece a presença e o empenho de todos os participantes, que contribuíram para o sucesso deste importante momento de cidadania e fortalecimento das políticas públicas de saúde em nosso município.

FRUTUOSO GOMES: EQUIPE DO CAPS INTERMUNICIPAL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELA SAÚDE MENTAL DO ESTADO

 

Na tarde desta quinta-feira, a equipe do CAPS Intermunicipal de Frutuoso Gomes participou de uma importante capacitação promovida pela equipe de Saúde Mental do Estado, com o tema “Introdução à Atuação em CAPS”. O momento foi marcado por aprendizado, troca de experiências e fortalecimento dos conhecimentos sobre os princípios da atenção psicossocial, o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o papel da equipe multiprofissional no cuidado em liberdade.

Durante a capacitação, foram abordados temas essenciais para a qualificação da assistência, como o acolhimento humanizado, o Projeto Terapêutico Singular (PTS), o trabalho interdisciplinar, a reabilitação psicossocial, a construção de vínculos com usuários e familiares e a importância da articulação com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A Prefeitura Municipal de Frutuoso Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue fortalecendo a qualificação dos profissionais da rede, reafirmando o compromisso com uma assistência cada vez mais humanizada, acolhedora e de qualidade para toda a população.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Terremotos devastam a Venezuela e deixam ao menos 164 mortos

A Venezuela vive uma das maiores tragédias naturais de sua história recente após ser atingida por dois fortes terremotos na noite de quarta-feira (24). 

Os tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram com menos de um minuto de diferença e provocaram destruição em várias cidades, principalmente na região de Caracas e no estado de La Guaira.

De acordo com o balanço mais recente divulgado pelas autoridades venezuelanas nesta quinta-feira (25), pelo menos 164 pessoas morreram e cerca de 971 ficaram feridas. Equipes de resgate seguem trabalhando entre os escombros em busca de sobreviventes, enquanto o número de desaparecidos ainda é incerto.

Os abalos causaram o desabamento de edifícios residenciais, danos em hospitais, interrupções no transporte público e problemas na infraestrutura do principal aeroporto da capital. Moradores passaram a noite nas ruas com medo de novos tremores, já que mais de 30 réplicas foram registradas após os terremotos principais.

O governo venezuelano decretou estado de emergência e mobilizou forças de segurança, bombeiros e equipes médicas para atender as áreas mais atingidas. Diversos países já ofereceram ajuda humanitária e apoio nas operações de busca e salvamento.

Especialistas alertam que os danos podem ser ainda maiores do que os inicialmente registrados.

Via Toni Martins

ADOLESCENTE DE 17 ANOS É MORTO A TIROS NO BAIRRO MALVINAS EM MOSSORÓ-RN

Via Blogue Márcio Melo

A cidade de Mossoró voltou a registrar mais um crime de homicídio, elevando para 76 o número de assassinatos contabilizados em 2026. O crime ocorreu por volta das 23h desta quarta-feira (24), na Rua Ouricuri, no Bairro Dom Jaime Câmara.

A vítima foi identificada como Kleber Lucas da Silva Fonseca, de 17 anos de idade. O adolescente foi morto em via pública após ser atingido por pelo menos quatro disparos de arma de fogo.

Equipes da Polícia Militar realizaram o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN), que realizou os procedimentos periciais no local.

De acordo com os primeiros levantamentos da perícia, não foram encontradas cápsulas deflagradas na cena do crime, o que levanta a suspeita técnica de que os disparos tenham sido efetuados com o uso de um revólver.

Em entrevista à equipe policial, o padrasto da vítima informou que Kleber havia saído de casa de bicicleta após assistir ao jogo da Seleção Brasileira pela Copa. Pouco tempo depois, foram ouvidos os disparos de arma de fogo.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime nem sobre a identidade dos autores. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.

Após os procedimentos periciais, o corpo do adolescente foi recolhido para exames no Instituto de Medicina Legal (IML), da Polícia Científica do RN. 


* Assú Notícia via Fim da Linha

CRIANÇA MORRE E OUTRAS CINCO PESSOAS FICAM FERIDAS EM CAPOTAMENTO DE CARRO NO INTERIOR DO RN

Via Blogue Márcio Melo

Uma criança, de 8 anos, morreu e outras cinco pessoas - sendo três adultos e mais duas crianças - ficaram feridas em um acidente na BR-226, em São Vicente, no Seridó Potiguar. O sinistro aconteceu na manhã desta terça-feira (23). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o carro sobrou numa curva, invadiu a contramão, bateu numa sargeta, subiu em um barranco e voltou capotando sobre a pista.

Para a PRF, a causa provável do sinistro foi o excesso de velocidade. Além disso, o condutor do veículo não era habilitado. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil. Segundo o Corpo de Bombeiros, que também foi acionado para a ocorrência, o veículo seguia no sentido do município de São Vicente, quando houve o capotamento do carro, um Volkswagem Polo prata.

Uma criança morreu ainda no local. Já os outros passageiros ficaram feridos e foram encaminhados para o hospital por ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência e do município. O estado de saúde delas não foi atualizado.

"Durante o atendimento, os bombeiros militares realizaram a análise dos possíveis riscos da cena, adotando as medidas necessárias para garantir a segurança da ocorrência", destacou o tenente Tertuliano.

A Polícia Científica do Rio Grande do Norte foi acionada para fazer o recolhimento do corpo da vítima.


* Assú Notícia via Portal Tropical

quarta-feira, 24 de junho de 2026

ACUSADO DE ESPANCAR NAMORADA COM 61 SOCOS EM ELEVADOR VAI A JÚRI POPULAR EM NATAL

Via Upanema .NET

A Justiça do Rio Grande do Norte decidiu levar a júri popular Igor Eduardo Pereira Cabral, acusado de tentar matar a então namorada, Juliana Soares, após agredi-la com 61 socos dentro de um elevador em um condomínio de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.

Na decisão, a 1ª Vara Criminal de Natal pronunciou o réu por tentativa de feminicídio com duas qualificadoras e manteve sua prisão preventiva. O magistrado destacou a extrema violência das agressões e as graves consequências para a vítima.

Juliana sofreu múltiplas fraturas no rosto, passou por uma cirurgia reconstrutiva que durou mais de sete horas e ficou com sequelas neurológicas permanentes. As agressões foram registradas pelas câmeras de segurança do elevador e serviram como uma das principais provas do processo.

O crime aconteceu em julho de 2025. Segundo a investigação, antes das agressões o casal participava de um churrasco com amigos no condomínio e teria discutido após o acusado jogar o celular da vítima na piscina. Com a decisão judicial, o caso segue agora para julgamento pelo Tribunal do Júri, em data que ainda será definida.

G1RN

Anvisa e Receita Federal fecham cerco a comércio de cigarros eletrônicos

Via Blog do Carlos Britto

Foto: Anvisa/divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Receita Federal, deflagrou terça-feira (23) a Operação ‘Rede de Fumaça’, uma ação de âmbito nacional voltada ao combate à comercialização de cigarros eletrônicos, que são proibidos no Brasil. Em todo o país, foram apreendidos mais de 25 mil produtos.

Além dos dispositivos eletrônicos, a ação apreendeu 107 mil maços de cigarros convencionais contrabandeados. Com a iniciativa, a Anvisa busca reduzir a oferta de produtos proibidos no mercado nacional e proteger a saúde pública. A Agência reitera que os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos, representam um grave risco à saúde da população.

A preocupação é especialmente elevada em relação ao público jovem, que tem sido apontado como o principal alvo de fabricantes, importadores e distribuidores desse tipo de produto. A Anvisa lembra que a comercialização de DEF no Brasil é proibida pela Resolução da Diretoria Colegiada ( RDC) 855/2024.

Pesquisas mostram que o cigarro eletrônico pode ser a porta de entrada para o tabagismo. A iniciação ao uso de produtos de tabaco convencionais, a partir do uso de cigarros eletrônicos, tem sido objeto de diversos estudos, principalmente em relação a crianças e adolescentes. Segundo estudos, há mais chances de usuários de cigarros eletrônicos migrarem para o uso de cigarros convencionais, quando comparados a não usuários desse tipo de dispositivo. As informações são da Anvisa.

Corte de preço do Mounjaro deve pressionar varejo farmacêutico

Via Blog do Carlos Britto

Foto: reprodução

O corte de aproximadamente 35% no preço do Mounjaro no Brasil deve representar um desafio de curto prazo para as redes de farmácias, na avaliação do Santander. Para o analista Lucas Esteves, a decisão da farmacêutica americana Eli Lilly de reduzir o preço do medicamento para obesidade e diabetes e a chegada de versões análogas do Ozempic ao mercado brasileiro devem pesar sobre os resultados do setor.

Na semana passada, a Eli Lilly anunciou que um combo composto por uma caneta de 2,5 mg e outra de 5 mg do Mounjaro, antes vendido por cerca de R$ 3.400, passará a custar R$ 2.250 para novos usuários cadastrados na plataforma da companhia. O profissional avalia que consumidores recorrentes também poderão se beneficiar do desconto ao longo do tempo.

O corte de preços representaria uma pressão relevante para o varejo farmacêutico, uma vez que o Mounjaro responde por cerca de 80% das vendas da categoria de medicamentos GLP-1. Em um cenário sem crescimento de volume, o banco estima impacto negativo de aproximadamente 3% na receita das varejistas farmacêuticas em 2026.

No pior cenário traçado pelo Santander, assumindo repasse integral da redução de preços ao consumidor e volumes estáveis, o impacto sobre o lucro líquido poderia chegar a 12% na RD Saúde e a 15% na Pague Menos. Esteves também cita a chegada ao mercado de um análogo do Ozempic produzido pela EMS, com preços a partir de R$ 452, cerca de 44% abaixo do medicamento da Novo Nordisk.

Curto e longo prazos

Embora o analista veja potencial para melhora das margens na molécula semaglutida, avalia que o efeito deve ser limitado no curto prazo, já que essa categoria representa aproximadamente 20% das vendas de GLP-1.

Apesar da pressão recente, ele manteve visão positiva para o setor no longo prazo, destacando como fatores favoráveis o lançamento de novas moléculas para tratamento da obesidade e diabetes, além de tendências estruturais como o envelhecimento da população e o aumento da adesão a tratamentos crônicos.

No curto prazo, porém, afirma não ver “catalisadores claros” para as ações das varejistas farmacêuticas brasileiras diante dos recentes movimentos de preços. Mesmo com os desafios, o Santander manteve recomendação de compra para RD Saúde e Pague Menos, com preços-alvo de R$ 27 e R$ 8, respectivamente, o que representaria um potencial de valorização de 66% e 114%. (Fonte: Estadão)

[Janja vem ao RN] Primeira-dama Janja da Silva desembarca em Natal nesta quinta-feira (25)

Primeira-dama Janja da Silva

A primeira-dama Janja da Silva desembarca em Natal nesta quinta-feira (25) para participar do evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, agenda que também servirá para fortalecer politicamente as pré-candidaturas de Cadu Xavier ao Governo do Estado e de Samanda Alves e Rafael Motta ao Senado.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Acidente com prefeito de Umarizal deixa uma pessoa morta na RN-078

Via Toni Martins

O prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, se envolveu em um acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (22), na RN-078, entre os municípios de Olho D’Água do Borges e Patu, na região Oeste do estado.

A colisão envolveu dois veículos e resultou na morte de um dos condutores. A vítima fatal foi identificada como José Pereira, conhecido como “Dedé”, natural de Mossoró. Ele dirigia um Fiat Fiorino e seguia no sentido Olho D’Água do Borges–Patu.

José Pereira não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente, preso às ferragens do veículo.

No veículo que transportava o prefeito estavam três ocupantes: Raimundo Pezão, o assessor Paulo Henrique e o assessor Ítalo Rodrigues. Todos foram socorridos e encaminhados para unidades de saúde da região.

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Umarizal, Ítalo Rodrigues recebeu atendimento médico em Olho D’Água do Borges, enquanto o prefeito Raimundo Pezão e Paulo Henrique foram levados para o Centro de Saúde de Umarizal, onde passaram por avaliação e receberam os primeiros atendimentos.

Posteriormente, por recomendação médica e por precaução, os três foram transferidos para Mossoró, onde realizarão exames complementares. De acordo com as informações iniciais, nenhum deles sofreu ferimentos graves.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

TCM notícias

CRIANÇA DE 8 ANOS MORRE APÓS SER ATINGIDA POR TIRO DENTRO DE CASA EM NATAL.

Via Blogue Márcio Melo

 

Uma criança de 8 anos de idade morreu neste sábado (20) após ter sido atingida por um disparo de arma de fogo que teria sido acidental, segundo a família. O caso aconteceu no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal.

A vítima foi identificada como Mikellyson Valter Tavares. Ele ainda foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto-Atendimento do conjunto Cidade Satélite. De acordo com os familiares, ele chegou à UPA com sinais vitais muito fracos. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas a criança não resistiu aos ferimentos.

Na hora do disparo, segundo a família, a mãe e o padrasto tinham ido à padaria comprar pão e Mikellyson teria ficado sozinho em casa com o irmão de 11 anos. Durante o manuseio de uma arma pelo irmão mais velho, a vítima teria sido atingida no rosto. Essa versão ainda vai ser apurada e investigada pela Polícia Civil.

As circunstâncias do tiro ainda não foram totalmente esclarecidas. A Polícia Civil agora investiga como essa arma foi parar na mão das crianças e de quem era o armamento. A mãe do menino, o padrasto e um tio foram à delegacia da Polícia Civil para prestar depoimento. Os testemunhos devem ajudar a reconstruir o que aconteceu dentro da casa.

A Polícia Militar confirmou que o padrasto assumiu que comprou a arma de calibre restrito em Mossoró. A PM ainda fez buscas, mas não encontrou a pistola. Apenas dois carregadores que estavam na casa foram encontrados já com o tio da criança.

"Chegamos lá, inclusive já tinha sido limpada a cena do crime, onde ocorreu a situação do disparo, até então sem saber se foi alguém que disparou ou se a criança mesmo disparou em si própria. E daí então começaram algumas buscas, entre elas a da arma, mas até agora não foi localizada. Porém, chegamos a encontrar dois carregadores. Um carregador menor, contendo oito munições intactas de calibre 9mm, bem como um carregador mais alongado, muito parecido com uma submetralhadora, com cerca de 30 munições", contou o sargento Wendel Fischer.


* G1RN

Menino de 7 anos morre afogado em poço d’água no município de Pilões, no RN

Via 



Uma tragédia foi registrada nesta segunda-feira (22) no município de Pilões, localizado no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Um menino de apenas 7 anos de idade morreu após se afogar em um poço d’água na zona rural da cidade.

De acordo com informações preliminares, a criança, identificada como Arthur, estava brincando nas proximidades do poço na companhia de outras crianças quando, por circunstâncias que ainda serão esclarecidas, acabou entrando na água e não conseguiu sair.

Ainda segundo relatos, os demais menores que estavam no local não perceberam imediatamente o que havia acontecido. Após notarem o desaparecimento de Arthur, familiares e moradores iniciaram buscas na região.

Momentos depois, o corpo da criança foi localizado dentro do poço, causando grande comoção entre os moradores da comunidade.

A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área até a chegada das equipes da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (ITEP), responsáveis pelos procedimentos periciais.

Após a realização da perícia no local, o corpo foi removido e encaminhado para exames no Instituto Técnico-Científico de Perícia.

As circunstâncias que levaram ao afogamento serão apuradas pelas autoridades competentes. O caso gerou profunda tristeza e repercussão entre familiares, amigos e moradores de Pilões.

Passandonahora

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Tragédia: Casal morre após moto ser atingida e arrastada por caminhão na Grande Natal

Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.

As vítimas foram identificadas por familiares como:

Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto;
Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.

Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre em direção à BR-101.

A colisão ocorreu quando a motocicleta, que vinha de São José de Mipibu pela estrada transversal RN-002, entrou na via principal, sendo atingida pela frente do caminhão.

Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O próprio motorista do caminhão utilizou um extintor para apagar as chamas.

Ele permaneceu no local do acidente e relatou aos policiais que não conseguiu evitar a batida. O condutor passou por teste de bafômetro, que teve resultado negativo.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1RN

Leilão do Detran-RN tem motos com lance inicial de R$ 800

Via Blog Cidade do Sal


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) abriu os lances para um leilão com 85 lotes de veículos e sucatas. A disputa ocorre na próxima terça-feira (23), a partir das 10h, e será feita exclusivamente pela internet.

Ao todo, são 49 lotes de veículos aptos à recuperação e retorno à circulação e 36 lotes de sucatas. Os bens foram removidos por infrações de trânsito ou abandonados e estão armazenados em pátios credenciados em Caicó, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

Os lances podem ser feitos no site da Lance Certo Leilões. Para participar, é necessário fazer cadastro no portal da leiloeira com pelo menos 72 horas de antecedência. Pessoas físicas maiores de 18 anos e empresas podem participar da disputa.

Os lotes classificados como sucata só podem ser arrematados por empresas de desmontagem credenciadas pelos órgãos executivos de trânsito, conforme prevê a legislação.

Os interessados poderão fazer visitas aos lotes nos dias 19 e 22, das 8h às 16h.

Em Caicó, estarão disponíveis para visita os lotes de 1 a 18, localizados na RN-288, km 1,1, na Zona Rural.

Em Mossoró, os lotes de 19 a 33 poderão ser vistos no pátio da Avenida Centenária, nº 1.000, no bairro Aeroporto I.

Já em São Gonçalo do Amarante, os lotes a partir do número 34 estão no pátio da Avenida Ruy Pereira dos Santos, nº 2.565, no bairro Olho D’Água.

Segundo o Detran-RN, durante a visitação será permitida apenas a observação visual dos bens. Não será permitido manusear peças, realizar testes mecânicos ou fazer registros em foto e vídeo.



g1 RN*

Educação: Novo piso do magistério é sancionado e passa a R$ 5,1 mil em 2026


O Governo Federal sancionou a lei que estabelece o novo piso salarial nacional dos profissionais da educação básica em R$ 5,1 mil para uma jornada de 40 horas semanais. A medida, publicada nesta sexta-feira (19), representa um reajuste de 5,4% em relação ao valor praticado em 2025, que era de R$ 4.867,77.

O aumento garante ganho real aos profissionais da educação, ficando cerca de 1,5% acima da inflação acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que fechou 2025 em 3,9%. Os efeitos financeiros da nova legislação retroagem a janeiro de 2026.

Outro ponto importante da nova lei é a ampliação do conceito de profissionais do magistério. Além dos professores em sala de aula, passam a ser contemplados aqueles que exercem funções de apoio pedagógico, como diretores escolares, coordenadores, supervisores e profissionais de planejamento educacional.

Nova fórmula de reajuste

A partir de agora, a atualização anual do piso será realizada por ato do Ministério da Educação (MEC), até o último dia útil de janeiro de cada ano. O cálculo levará em consideração dois fatores:

  • A variação anual do INPC;
  • Metade da média do crescimento real das receitas do Fundeb nos cinco anos anteriores.

A legislação também estabelece critérios para evitar distorções. O reajuste não poderá ser inferior à inflação medida pelo INPC nem superior ao crescimento das receitas do Fundeb registrado entre os dois anos anteriores.

Mais transparência

A nova norma determina ainda que o Ministério da Educação divulgue anualmente a memória de cálculo utilizada para definir o reajuste. As informações deverão estar disponíveis em plataforma de dados abertos, contendo metodologia, série histórica e dados detalhados das receitas consideradas no cálculo.

A medida fortalece a política de valorização dos profissionais da educação e busca garantir maior previsibilidade e transparência na definição do piso salarial nacional da categoria.

Via Blog Cidade do Sal