domingo, 27 de outubro de 2013

Como calcular a nota do ENEM 2013?

Gidel de Morais 
Calcular no Nota do Enem

Muitas pessoas ainda têm dúvida quanto a Como calcular a nota do Enem, mas antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o candidato do Enem não tem como Calcular com exatidão a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio. O Inep, apenas, é que pode fazer o cálculo exato, já que oficialmente o cálculo não é feito como uma média global do desempenho, mas com as médias de todas as provas, separadamente. Porém, o estudante tem um meio de Calcular a nota do Enem que pode muito bem se aproximar de sua média final.

O que é preciso saber antes de aprender Como calcular a nota do Enem?

Para começar, é preciso entender que o Enem possui cinco notas, ou seja, uma para cada área de conhecimento onde cada uma corresponde a uma prova, que são elas: Ciências da Natureza; Linguagens e Matemática; Ciências Humanas, além da média da Redação. Nas quatro áreas avaliadas – em cada uma delas – a média que é obtida no final vai depender da dificuldade das questões que o estudante erra ou acerta, já que o Enem as separa em níveis como fácil e difícil, por exemplo. Entendido isso, podemos partir agora para responder a questão Como calcular a nota do Enem.

Afinal, qual a fórmula de Como calcular a nota do Enem?

O primeiro cálculo é feito dividindo por 100 o seu desempenho no Enem, em cada uma das quatro notas. Por exemplo:

Nota do Enem: 825 — 825/100 —=8,25.
Pronto, a partir daqui já foi calculada a nota do Enem com as quatro provas de conhecimentos. Agora, vamos ver como calculamos a nota de Redação.

Para Calcular a nota da redação do Enem você vai pegar a sua nota obtida na prova e calcular fazendo a multiplicação por 0,008 (esse é o número utilizado porque na redação das Federais a redação vale de 0 a 8). Tendo esse número, agora você vai somar sua pontuação aproximada nas duas questões discursivas, lembrando que cada uma vale um ponto. Pronto. Você já tem a sua nota da prova de Português I. Por exemplo:

Nota da redação do Enem: 625 — 625 x 0,008 —= 5,0
Nota aproximada das questões discursivas – 1,5 – 5,0 1,5 —= 6,5 (final).
Observe suas notas do Enem e faça os cálculos seguindo essas instruções.

Via Blog Icém Caraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).