sábado, 25 de março de 2017

DITADURA NA CBF: CBF dá mais poder a federações e permite Del Nero na presidência até 2027

Marco Polo Del Nero, presidente da CBF
Marco Polo Del Nero, presidente da CBF

O novo estatuto da CBF, aprovado nesta quinta-feira, permite a Marco Polo Del Nero ficar na presidência da entidade por mais dez anos. De acordo com o estatuto, o presidente pode ser reeleito uma vez – mas as regras só passam a valer a partir da próxima eleição.

Ou seja: Marco Polo Del Nero pode se candidatar a presidente em 2019 (quando termina seu atual mandato) e tentar a reeleição em 2023. Em 2027, Del Nero não poderia tentar a reeleição.

Outra mudança no estatuto é o aumento do poder eleitoral das federações estaduais. O colégio eleitoral da entidade é formado pelas 27 federações, os 20 clubes da Série A e os 20 clubes da Série B.

Para driblar a maioria dos clubes, a CBF estabeleceu que os votos das federações estaduais terão peso 3, os votos dos clubes das Séries A terão peso 2. E os clubes da Série B terão peso 1. Na prática, se as 27 federações estaduais votarem no mesmo candidato, elas terão 81 votos. Se os clubes se unirem, terão 60 votos.

Walter Feldman, secretário-geral da CBF, afirmou ao blog que a nova fórmula torna as eleições "mais democráticas".

– O Brasil tem 1.117 clubes, 700 deles profissionais. E eles são representados pelas federações. Dar mais peso para os clubes das Séries A e B seria um passo na direção da elitização – disse o cartola.

Os clubes são participam das "assembleias-gerais eleitorais". As reuniões como a desta quinta-feira são as "assembleias-gerais administrativas" e delas só participam as federações estaduais.


BLOG BASTIDORES FC / Via Catolé News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).