domingo, 28 de julho de 2019

Geração de empregos volta a ter saldo positivo no RN

Em junho, o emprego com carteira no Rio Grande do Norte assinalou o primeiro saldo positivo desde novembro de 2018, resultado da abertura de 1.237 vagas, com crescimento de 0,30% em relação ao total de empregados existentes no mês anterior. Tanto para o conjunto da economia como no que diz respeito à indústria, tem-se os melhores balanços para um mês de junho desde 2012.
A performance da agropecuária (+750 vagas) – com destaque para os cultivos de melão e melancia – foram decisivos para os acréscimos.
Apenas o Comércio registrou balanço negativo (-114 vagas) em junho. Contudo, é preciso ponderar que é cada vez mais difícil distinguir entre empregos do comércio e dos serviços, visto que parte do pessoal do primeiro está registrada no segundo, em atividades como seleção e agenciamento de mão de obra, fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros e locação de mão de obra temporária. Estas três atividades geraram um saldo de 271 vagas no mês, de um total de 364 abertas nos Serviços (aqui incluída a administração pública).  Por sua vez, o saldo da indústria foi positivo em 237 vagas.
Indústria
Desde dezembro de 2018, a indústria havia apresentado balanço positivo apenas em abril de 2019, mesmo assim com saldo de apenas 42 vagas abertas. A principal contribuição do setor, em junho, veio da Construção civil, que criou 212 empregos em Obras de geração de energia elétrica e em Obras de arte especiais (que são definidas como pontes, barragens, viadutos, etc), nos municípios de Assú e Mossoró. O segundo destaque veio dos Serviços Industriais de Utilidade Pública, particularmente de Coleta de Resíduos Sólidos (+77 vagas), no município de Janduís. O terceiro maior saldo positivo veio da Extração mineral de sal marinho (+54 vagas).
Texto reproduzido do site da FIERN
Via Blog do Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).