quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

RN SE CONSOLIDA COMO O MAIOR GERADOR DE ENERGIA EÓLICA DO BRASIL

Via RN POLITICA EM DIA

O Rio Grande do Norte se consolida como o maior gerador de energia eólica do País, com  7,43 gigawatts (GW) de potência fiscalizada (em operação). O volume representa 30,20% da produção eólica na matriz energética do Brasil (24,6 GW) e reforça o protagonismo do RN no setor, à frente de estados como Bahia, Piauí e Ceará. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), referentes a este mês de fevereiro. Em igual período do ano passado, o levantamento da Aneel indicava que o RN tinha 6,5 GW de potência fiscalizada. Em janeiro passado, segundo dados da Aneel, o RN foi destaque no número de empreendimentos liberados para operação, com uma expansão de 579,6 megawatts (MW), do total de  1.280,2 MW em todo o País.

Segundo a Aneel, nove estados tiveram empreendimentos liberados no mês passado. Além do Rio Grande do Norte,  Minas Gerais (319,4 MW) e  Bahia (163,80 MW) foram destaques. Em todo o ano passado, a matriz elétrica geral do Estado expandiu  800, 3 MW, o quarto maior desempenho no País. Ainda segundo a Aneel, além dos 7,43 de potência fiscalizada, o RN possui 5,01 gW que estão em construção ou ainda não foram construídos – totalizando 12,44 gW de potência outorgada para o Estado (em fevereiro de 2022, eram 11 GW). São 240 empreendimentos em operação, 51 empreendimentos em construção e 88 com construção não iniciada.

No  total, o RN soma 379 empreendimentos eólicos. Os dados da Aneel têm como data de referência esta terça-feira (14) e indicam que a eólica responde por 89,17% de toda a matriz energética do Estado. Os dados sobre potência fiscalizada colocam o Rio Grande do Norte na melhor posição do Brasil em geração de energia eólica, seguido pela Bahia (com 6,98 GW, ou 28% da geração eólica do País), Piauí (com 3,34 GW, ou 13,58%  da geração eólica do País) e pelo Ceará (2,57 GW, ou 10,47% da geração eólica do País).

Para a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum, os números comprovam a vocação do RN para a produção da fonte energética limpa. “ num momento muito promissor no setor de renováveis como todo e em destaque para o setor eólico. Esses números do Rio Grande do Norte comprovam a vocação do Estado no setor eólico, além de uma política que sinaliza para a importância de um desenvolvimento sustentável e a importância da transição energética. E a tendência é melhorar com a chegada da eólica offshore em alguns anos. Os ventos do Rio Grande do Norte são muitos promissores em onshore e offshore”, disse.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Felipe Salustino/Tribuna do Norte

Foto: Alex Régis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).