quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

ūĚźĀūĚź•ūĚź®ūĚź† ūĚźČūĚźí - FIM DA FESTA! A Prefeitura de Parnamirim, na Grande Natal, come√ßou a aterrar o buraco azul. Confira

 

A Prefeitura de Parnamirim, na Grande Natal, começou a aterrar a lagoa de água límpida que surgiu durante a escavação para construção de uma estação de tratamento de esgoto em janeiro deste ano.

O afloramento da água de cor azul turquesa viralizou na internet, virou um ponto turístico na cidade e ficou conhecido como Lagoa Azul.

Segundo o munic√≠pio, a decis√£o de aterrar a √°rea foi tomada nesta ter√ßa-feira (14), ap√≥s reuni√Ķes com especialistas, e visa evitar a contamina√ß√£o do len√ßol fre√°tico com o uso indevido da √°gua. O trabalho de aterramento come√ßou ainda durante a manh√£.

Embora o banho no local fosse proibido, muitas pessoas vinham desobedecendo a norma, o que causou prolifera√ß√£o de bact√©rias na √°gua, que chegou a mudar de cor, do tom azul para o verde. An√°lises da Companhia de √Āguas e Esgotos do RN tamb√©m encontraram coliformes fecais.

Apesar do aterramento, a prefeitura afirmou que mantém os planos anunciados na semana passada para a área. O município decidiu transferir a estação de tratamento de local e elaborar um projeto de área de lazer para o entorno do largo.

Segundo a prefeitura, a ideia é voltar a escavar a lagoa quando a área de lazer que será construída tiver um mirante e proteção para evitar o uso indevido da água.

Decis√£o

Em nota, a prefeitura informou que foram considerados os posicionamentos da Caern, Igarn, setor de Geologia da UFRN e Idema:

“De acordo com os √≥rg√£os com expertise para a an√°lise da √°gua e do solo, a decis√£o foi tomada levando em considera√ß√£o que, depois da mudan√ßa de colora√ß√£o, de azul para verde, e da an√°lise em laborat√≥rio, a √°gua apresentou consider√°vel contamina√ß√£o, o que coloca em risco a integridade do len√ßol fre√°tico.

Al√©m da quest√£o ambiental, a √°rea √© um canteiro de obras, portanto o acesso n√£o √© permitido, muito menos o banho na l√Ęmina d’√°gua. Mesmo com o isolamento da √°rea e os constantes avisos, alguns curiosos ainda insistem em adentrar ao local, o que √© considerado um risco“, diz a nota.

A prefeitura ainda considerou que o aterramento também vai garantir a integridade da Avenida João Paulo II, que margeia o local.

G1-RN

Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, n√£o publicarei coment√°rios an√īnimos e, tamb√©m, n√£o aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de algu√©m e n√£o me responsabilizo por coment√°rios que algu√©m possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu coment√°rio, se identifique e se responsabilize.

Desde j√° fico grato !!!

Cordiais sauda√ß√Ķes,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).