sábado, 31 de dezembro de 2022

MORRE O PAPA EMÉRITO BENTO XVI


Papa emérito Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos, anunciou o Vaticano.

“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.

A saúde de Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos. O Vaticano havia dito em um comunicado que ele sofreu uma “piora” repentina de sua saúde e que sua condição estava “sob controle”, com atenção médica constante. Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.

Embora o gesto mais marcante de seu pontificado tenha sido a própria renúncia, os quase oito anos no comando da Igreja Católica também foram marcados por textos teológicos de fôlego, uma linha conservadora nas questões morais, e escândalos de disputas políticas e vazamentos de documentos do Vaticano – os chamados Vatileaks.

“Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho”, disse Ratzinger no seu aniversário de 90 anos, já aposentado.

Renúncia ao papado

Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou sua renúncia, em latim, durante uma reunião rotineira com os cardeais presentes em Roma. Muitos papas da era moderna chegaram a cogitar a renúncia por motivos de saúde, entre eles Paulo VI e João Paulo II, mas nenhum deles havia concretizado essa decisão.

Na ocasião, aos 85 anos, Bento XVI disse que o motivo para deixar o cargo era a falta de forças na mente e no corpo.

Entenda como será o funeral do Papa Emérito Bento XVI, primeiro a renunciar em seis décadas

Quando morre um Papa, a tradição do Vaticano para funerais é bastante clara e antiga, mas o fato de Bento XVI, cuja morte aos 95 anos foi anunciada neste sábado, ter sido a primeira pessoa a renunciar ao Pontificado em seis séculos deixa os preparativos mais incertos. Os detalhes do velório ainda são desconhecidos, mas a Santa Sé confirmou que o corpo será exposto na Basílica de São Pedro a partir da manhã de segunda-feira para que os fiéis possam se despedir.

A data do início do velório no Vaticano, contudo, foi tudo que a Santa Sé anunciou até agora, por meio de seu secretário de imprensa, Matteo Bruni. Não se sabe se Bento usará as tradicionais vestes vermelhas papais, se os tradicionais nove dias de luto serão respeitados ou se líderes internacionais serão convidados, por exemplo. Nem o lugar onde seu corpo será enterrado já foi definido, frente a situação sem precedentes na História moderna de precisar velar um Papa emérito.

Uma das poucas certezas é que não haverá necessidade de convocar o tradicional conclave, quando todos os cardeais se reúnem no Vaticano para escolher um novo Papa — a chaminé da Capela Sistina solta fumaça preta, que se torna branca quando o novo Pontífice é escolhida. Isto porque Bento XVI deixou de chefiar a Igreja Católica em 2013, quando renunciou. Desde então, viveu praticamente em clausura no monastério Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Segundo vaticanistas, é provável que a missa rezada para celebrar Bento XVI seja presidida por seu sucessor, o argentino Papa Francisco, nos próximos dias. Por leis estabelecidas em 1996, o enterro do chefe da Igreja Católica deve ocorrer entre quatro e seis dias após a sua morte.

Via GUAMARÉ NA TELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).