quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

França vence Marrocos e vai à final da Copa contra a Argentina

Seleção do Marrocos lutará agora pelo terceiro lugar contra a Croácia.

Os ‘Bleus’ de Didier Deschamps agora encaram a Argentina de Lionel Messi no domingo, no estádio Lusail, em sua quarta decisão de Copa, depois de 1998, 2006 e 2018.

O lateral-esquerdo Theo Hernández abriu o placar logo aos cinco minutos, aproveitando bola desviada pela defesa marroquina, que chegou à semifinal como a menos vazada do torneio (apenas um gol sofrido até então).

E o atacante Randal Kolo Muani, no minuto 79, selou a classificação francesa ao fazer o segundo depois de grande jogada individual de Mbappé.

“Obviamente hoje foi um degrau importante, mas ainda falta o último. Estamos juntos há um mês, nunca é fácil, mas aí está (a possibilidade de conquistar o título)”, disse Deschamps em entrevista ao canal TFI depois da partida.

Os ‘Leões do Atlas’, primeiro time africano a chegar a uma semifinal de Mundial, exigiram o máximo dos ‘Bleus’ no estádio Al-Bayt, em Al-Khor, surpreendendo inclusive ao dominarem a posse de bola, apesar das lesões de vários de seus jogadores, especialmente no setor defensivo.

A equipe do técnico Walid Regragui lutará agora pelo terceiro lugar contra a Croácia do craque Luka Modric, no próximo sábado, no estádio Internacional Khalifa.

“O mais importante é ter deixado uma boa imagem. Mostramos ao mundo que o futebol marroquino existe, que temos uma grande torcida”, disse um orgulhoso Regragui em entrevista pós-jogo.

A França abriu rápido o ferrolho marroquino, que nos jogos anteriores não sucumbiu aos ataques de Croácia, Bélgica, Espanha e Portugal. Mas nem a tranquilidade de um gol com cinco minutos deixou o jogo fácil.

Hernández foi o autor do segundo gol sofrido pela seleção do Marrocos nesta Copa do Mundo, ao aproveitar um chute prévio de Mbappé que desviou na zaga e deixou a bola em seus pés para bater entre o goleiro Yassine Bounou e a trave direita.

Os ‘Bleus’ souberam explorar as laterais do time africano, que começou o jogo com três zagueiros, um desenho tático que se desfez rapidamente por conta de uma aparente lesão muscular do capitão Romain Saiss (20).

Esse não foi o único desfalque para Regragui na partida. Minutos antes do pontapé inicial, o zagueiro Nayef Aguerd foi substituído na escalação oficial com dores pelo lateral-direito Achraf Dari.

Sem Saiss nem Aguerd, o Marrocos voltou ao seu 4-3-3 tradicional (que por vezes se transformava em um 4-5-1).

Com três ou quatro defensores, os marroquinos tiveram chances de dar trabalho ao goleiro e capitão francês, Hugo Lloris, com um chute de direita de Azzedine Ounahi (10) e uma bicicleta de Jawad El-Yamiq (44) que bateu na trave.

Ao contrário do esperado, o Marrocos foi o dono da bola e a França optou por se fechar e tentar os contra-ataques, aproveitando os espaços deixados pelos africanos em sua busca pelo empate.

Olivier Giroud (17, 36) esteve perto de ampliar em dois remates de esquerda: o primeiro acertou a trave e o segundo, levemente desviado, foi para fora depois de El-Yamiq salvar em cima da linha uma finalização de Mbappé.

– Mbappé acaba com o sonho marroquino –

Embora fossem apontados previamente como os protagonistas da partida, os franceses, vaiados a cada vez que tocavam na bola pela massa marroquina nas arquibancadas, foram pragmáticos e equilibrados, evitando serem surpreendidos por alguma ação ofensiva de Hakim Ziyech e Youssef En-Nesyri.

A aposta de Deschamos para proteger sua defesa foi dar a iniciativa a uma equipe que se caracteriza pelas jogadas de contra-ataque, e que mesmo assim continuou levando perigo a Lloris.

Mas no segundo tempo, mesmo ainda muito combativos, os marroquinos não tiveram as mesmas forças que mostraram no início do jogo e o goleiro francês não foi tão exigido.

Mbappé e Ousmane Dembelé, apoiados pelo cerebral e voluntarioso Antoine Griezmann, desafogavam o time francês sempre mostrando velocidade.

Dessa forma, acabaram com qualquer possibilidade de virada quando Aurelien Tchouaméni roubou a bola no meio e passou para Fofana, que serviu Mbappé. O camisa 10 fez grande jogada entre quarto marcadores antes de bater e a bola acabar sobrando para Kolo Muani tocar para o gol vazio.

O atacante do Eintracht Frankfurt, que um minuto antes tinha entrado no lugar de Dembelé, marcou assim seu primeiro gol em uma Copa do Mundo para levar a França a mais uma decisão do torneio.

“Final não se joga, se ganha. Vamos encarar esta partida como sempre fizemos desde o início desta competição com vontade e concentração”, prometeu Kolo Muani em entrevista ao canal beIn Sports depois da partida.

Via Jornal Folha Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).