Via Blogue Claudio Oliveira
31/12/2022 07h02
Via Blogue Claudio Oliveira
31/12/2022 07h02
Papa emérito Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos, anunciou o Vaticano.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.
A saúde de Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos. O Vaticano havia dito em um comunicado que ele sofreu uma “piora” repentina de sua saúde e que sua condição estava “sob controle”, com atenção médica constante. Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.
Embora o gesto mais marcante de seu pontificado tenha sido a própria renúncia, os quase oito anos no comando da Igreja Católica também foram marcados por textos teológicos de fôlego, uma linha conservadora nas questões morais, e escândalos de disputas políticas e vazamentos de documentos do Vaticano – os chamados Vatileaks.
“Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho”, disse Ratzinger no seu aniversário de 90 anos, já aposentado.
Renúncia ao papado
Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou sua renúncia, em latim, durante uma reunião rotineira com os cardeais presentes em Roma. Muitos papas da era moderna chegaram a cogitar a renúncia por motivos de saúde, entre eles Paulo VI e João Paulo II, mas nenhum deles havia concretizado essa decisão.
Na ocasião, aos 85 anos, Bento XVI disse que o motivo para deixar o cargo era a falta de forças na mente e no corpo.
Quando morre um Papa, a tradição do Vaticano para funerais é bastante clara e antiga, mas o fato de Bento XVI, cuja morte aos 95 anos foi anunciada neste sábado, ter sido a primeira pessoa a renunciar ao Pontificado em seis séculos deixa os preparativos mais incertos. Os detalhes do velório ainda são desconhecidos, mas a Santa Sé confirmou que o corpo será exposto na Basílica de São Pedro a partir da manhã de segunda-feira para que os fiéis possam se despedir.
A data do início do velório no Vaticano, contudo, foi tudo que a Santa Sé anunciou até agora, por meio de seu secretário de imprensa, Matteo Bruni. Não se sabe se Bento usará as tradicionais vestes vermelhas papais, se os tradicionais nove dias de luto serão respeitados ou se líderes internacionais serão convidados, por exemplo. Nem o lugar onde seu corpo será enterrado já foi definido, frente a situação sem precedentes na História moderna de precisar velar um Papa emérito.
Uma das poucas certezas é que não haverá necessidade de convocar o tradicional conclave, quando todos os cardeais se reúnem no Vaticano para escolher um novo Papa — a chaminé da Capela Sistina solta fumaça preta, que se torna branca quando o novo Pontífice é escolhida. Isto porque Bento XVI deixou de chefiar a Igreja Católica em 2013, quando renunciou. Desde então, viveu praticamente em clausura no monastério Mater Ecclesiae, no Vaticano.
Segundo vaticanistas, é provável que a missa rezada para celebrar Bento XVI seja presidida por seu sucessor, o argentino Papa Francisco, nos próximos dias. Por leis estabelecidas em 1996, o enterro do chefe da Igreja Católica deve ocorrer entre quatro e seis dias após a sua morte.
Via GUAMARÉ NA TELA
Através da Yasmimturismo e @eunonordeste Patu será cada vez reconhecida a nível nacional e internacional, com todo o seu potencial de suas belezas, aonde podemos destacar as piscinas naturais na Serra do Pelado, replica da primeira rua de Patu, Santuário do Lima, Rampa do voo livre, Cruzeiros, entre outros encantos. Gente, Patu tem tudo de bom, o que precisa mais, é o incentivo do poder público em contribuir com o desenvolvimento turístico em nossa região.
Via Blogue Claudio Oliveira
Foto: Reprodução
O Governo do Estado do RN e a Infraero assinaram, nesta quinta-feira (29), contrato para Gestão e Operação do Aeroporto de Mossoró - Governador Dix-sept Rosado. A Infraero assume a Gestão e Operação do aeroporto a partir desta quinta, por 12 meses, prazo que pode ser prorrogado por igual período até o limite de 60 meses.
Os serviços a serem prestados pela Infraero incluem a gestão administrativa e operacional do aeroporto, com gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao seu funcionamento, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações vigentes.
A Companhia também ficará responsável pelas atividades de fiscalização operacional, vistorias e inspeções, segurança aeroportuária, meio ambiente, comercialização de áreas externas, manutenções preventivas, apoio de TI, entre outras. O aeroporto de Mossoró se junta agora à lista de mais nove aeroportos administrados pela Infraero neste modelo de parceria: Guarujá, em São Paulo, Juiz de Fora, Ipatinga, Poços de Caldas e Divinópolis, em Minas Gerais, Santo Angelo e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Sorriso, no Mato Grosso e Paulo Afonso, na Bahia.
Via Jornal Potiguar
A Prefeitura de Frutuoso Gomes vem mantendo o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado. Hoje a prefeitura também depositou o rateio dos recursos remanescentes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB.
A decisão, tomada pela prefeita Janda Jácome, tem efeito prático na economia local com a injeção de dinheiro no comercio. Além do pagamento integral do mês trabalhado, os professores receberam o terço de férias e o rateio do Fundeb, que segundo alguns professores é o maior de todo o estado. “Temos feito tudo pela Educação e todos os esforços possíveis, inclusive, a valorização do servidor que tem se dedicado e trabalhado para elevar os indicadores da educação no nosso município. O pagamento é justo é uma conquista, parabenizo cada um por esta conquista”, disse a prefeita Janda Jácome que também é professora.
“A gestão desde do início vem promovendo uma política salarial de todos os servidores municipais , valorizando principalmente a educação e os professores que hoje estar entre os melhores salários do estado”. informou a coordenadora pedagógica que nos informou ainda que o décimo terceiro salário dos professores é pago na data do aniversário chegando em Dezembro com o décimo em dia.
parabéns a todos que fazem a gestão em Frutuoso Gomes, parabéns também a prefeita Janda Jácome pela valorização do magistério e da política salarial implantada nos últimos anos.
Via Jornal Folha Regional
Via Barriguda News
Via Blog Cardoso Silva
A internação do Rei do Futebol, Pelé, completa um mês nesta quinta-feira (29). Com progressão no câncer de cólon, não há previsão de alta para o ex-jogador, que está reunido com a família.
O ídolo brasileiro deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no dia 29 de novembro, para fazer uma reavaliação do tratamento do câncer. Na ocasião, ele também foi diagnosticado com uma infecção respiratória.
Dias depois, a equipe médica anunciou que houve progressão do quadro oncológico do Rei, demandando mais atenção ao rim e ao coração. Desde o dia 21 de dezembro, o hospital não divulga boletins sobre a saúde de Pelé.
O Rei não responde mais às quimioterapias e está sob cuidados paliativos, recebendo medidas de conforto para aliviar dores e falta de ar.
Família está reunida
Com a piora na saúde de Pelé, familiares se juntaram a ele no hospital.
Nesta terça-feira (28), Kely Nascimento, filha e uma das primeiras a estar com o Rei na internação, postou uma foto nas redes sociais com netos do ex-jogador e a irmã Flávia.
CNN Brasil
Via Barriguda News
Via DIÁRIO LAJESPINTADENSE
O potiguar Jacques Luiz Martins de Freitas, 44 anos, morreu após invadir um condomínio em Salvador-BA na última sexta-feira (23). O homem teve um surto, invadiu um condomínio se jogando contra uma porta de vidro, se cortou no episódio, ameaçou moradoras e acabou morrendo momentos depois devido à gravidade das lesões. Com família em Mossoró, no Oeste Potiguar, ele morava na capital baiana, onde era servidor público do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
De acordo com uma amiga do homem, ouvida pela reportagem do jornal Correio, da Bahia, Jacques Luiz era diagnosticado com esquizofrenia e tinha interrompido o tratamento ao parar de tomar os medicamentos prescritos por médicos.
Antes de invadir o condomínio, o servidor público tinha quebrado dois portões da casa onde morava usando o próprio corpo, conforme foi registrado por câmeras de segurança. Ele morava no bairro Itapuã, o mesmo onde fica o condomínio que ele invadiu, há cerca de dez anos. Do Jornal Correio e TV Aratu!
Via Blog do João Moacir
Via Blog Cardoso Silva
O jornalista Ernesto Paglia deixou a TV Globo hoje, após 43 anos e 7 meses na emissora. A informação foi divulgada por Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo, em e-mail ao qual Splash teve acesso.
No longo texto, Kamel relembrou toda a trajetória do profissional na emissora. Paglia cobriu oito Copas do Mundo, greves no ABC paulista, a visita do Papa João Paulo II e as Diretas Já.
Leia a íntegra da carta de Ali Kamel:
Recém terminada a Copa do Catar, pensei em começar este texto relembrando um episódio ocorrido há quarenta anos em Madri.
A Itália tinha conquistado o tricampeonato, eliminando, no caminho, a reverenciada seleção brasileira de Zico, Sócrates, Júnior e Falcão, na chamada “Tragédia do Sarriá”. A Squadra Azzurra de Paolo Rossi começara a competição desacreditada, tão criticada que os jogadores decidiram fazer voto de silêncio, uma greve de entrevistas: eles se recusavam a falar com jornalistas italianos.
Um jovem repórter da TV Globo, fluente em italiano, tinha sido escalado para acompanhar desde os primeiros treinos o time comandado pelo técnico Enzo Bearzot. Foi ganhando confiança e conseguindo furos que encheram de inveja os colegas europeus. No dia 11 de julho, quando a Itália venceu a Alemanha e levantou a taça do tri, nosso repórter foi interrompido, de forma rude, durante uma entrevista com Bearzot. “Somos italianos, fale conosco”, disseram cinegrafistas da Rai, com arrogância. Bearzot respondeu com um abraço e um beijo no jornalista da Globo. “È un bravo ragazzo”.
Aquele jovem repórter era Ernesto Paglia, então cobrindo a primeira de oito Copas do Mundo. Mesmo sendo, em suas próprias palavras, “impermeável ao futebol”, Paglia sabe contar histórias, com texto refinado e generosidade. Esse talento o transformou num dos nomes essenciais do telejornalismo brasileiro.
Filho de mãe argentina e pai italiano, também jornalista, Paglia se formou na USP e chegou à Globo em 1979, por indicação de Carlos Monforte. O início foi no turno da madrugada, mas em pouco tempo, depois de emplacar reportagens no Jornal Nacional, Paglia ganhou um quadro no Bom Dia São Paulo. Batia à porta de personalidades bem cedo, montava o set e se preparava para entrevistas ao vivo, durante o café da manhã.
Destacou-se rapidamente. Participou de coberturas emblemáticas no início da década de 80: greves do ABC, visita do Papa João Paulo II, Diretas Já. Convidado para o Globo Repórter em 1983, Paglia levou prêmio internacional com um programa, roteirizado por Fernando Gabeira, sobre o cacique Mario Juruna, então o primeiro indígena eleito deputado federal.
Foi correspondente em Londres duas vezes. A primeira delas, de 1986 a 1989. Numa época de grandes transformações no cenário geopolítico, gravou com líderes mundiais, como Gorbachev e Margaret Thatcher. Acrescentou ao currículo o jornalismo de guerra, com reportagens no Iraque, durante o conflito sangrento contra o Irã. Cobriu a Segunda Intifada e a invasão americana ao Afeganistão. A prisão de Slobodan Milosevic e a libertação de Nelson Mandela. A Rio-92 e o avanço do desmatamento na Amazônia, em anos recentes. Nas últimas quatro décadas, o público brasileiro se acostumou a ser bem informado por Ernesto Paglia, sempre com inteligência e sensibilidade.
Viajou pelo Brasil de ponta a ponta no quadro JN no Ar, concebido por mim e exibido durante as eleições de 2010. Em busca do que de melhor e pior uma cidade podia oferecer, os destinos eram definidos por sorteio, uma cidade diferente a cada dia, o que impedia prefeitos e governadores de fazer maquiagens de última hora. E Paglia cruzava o país de jatinho com a equipe, sem saber como seria a próxima reportagem, o que iria encontrar. Às vezes, pegava uma turbulência e fazia piada cantando “Segura na mão de Deus”. A experiência no comando do quadro virou livro, lançado em 2011.
A carreira ofereceu a oportunidade de unir trabalho e paixões. Colecionador de carros antigos, teve o privilégio de dirigir em Interlagos com Ayrton Senna no banco do carona. Fascinado por mergulho, viveu inúmeras aventuras submarinas, mundo afora, e apresentou durante quatro anos o programa Globo Mar, concebido por Humberto Pereira e dirigido por Terezoca e Teresa Cavallheiro.
Paglia passou por todos os telejornais e fez parte do time que lançou a Globonews, em 1996. Teve uma segunda temporada no Globo Repórter. Foi um dos 16 repórteres escolhidos para falar dos 50 anos do jornalismo da Globo, na série do Jornal Nacional exibida em 2015.
Nos últimos dez anos, Paglia se dedicou ao Fantástico e esteve à frente de quadros como “Vai Fazer o Quê?”, que promovia uma espécie de experimento social, testando a reação de pessoas diante de situações de discriminação e injustiça. Entrevistou a filipina Maria Ressa, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, ano passado; foi à Guatemala, na cobertura dos estragos causados pela erupção do Vulcão de Fogo, que matou 200 pessoas em 2018 – para citar apenas alguns exemplos.
Depois de quase 44 anos, anuncio com esse e-mail que Paglia encerra no dia 31/12 sua trajetória na Globo. Termina o ciclo de um repórter brilhante, referência para todos nós. O filho do Gerardo e da Haida; o pai do Bernardo, do Frederico e da Elisa; o marido da Sandra; o Bochecha, como era chamado na infância, um colega gentil e acolhedor. E deixará um legado irretocável.
Sua última reportagem no Fantástico foi exibida ontem, dia 25 de dezembro. Uma viagem que relembra outro grande acontecimento de 1982, o ano da Copa da Espanha: a Guerra das Malvinas (ou Falklands, para os britânicos), entre Argentina e Inglaterra.
Mas ainda poderemos apreciar um pouco mais da maestria de Ernesto Paglia nas telas da Globo. O bravo Ragazzo deixa pronto um Globo Repórter especial, parte das comemorações de 50 anos do programa. E há em gestação um projeto de documentário para o Globoplay.
Ao Paglia, em meu nome e no da Globo, o nosso muito obrigado.
Ali Kamel
Uol
A empresa Ventura Publicidades e Eventos, promoveu a premiação das empresas e profissionais que se destacaram pelo trabalho realizado na cidade de Patu (RN). Veja a lista dos melhores do ano acessando o Facebook e Instagram de Claudismar Dantas.
Via GUAMARÉ NA TELA