segunda-feira, 29 de março de 2021

BOLSONARO DEMITE MINISTRO DA DEFESA E INICIA REFORMA MINISTERIAL

Em nota, Fernando Azevedo e Silva disse que "sai na certeza da missão cumprida". Ele não explicou o motivo de sua saída.
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, foi demitido do cargo nesta segunda-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, dando início a uma reforma ministerial. Em nota, Azevedo e Silva disse que sai "na certeza da missão cumprida", sem explicar o motivo da demissão. Ele também destacou que preservou as Forças Armadas como instituição de Estado em sua gestão. O Palácio do Planalto ainda não se manifestou oficialmente.

"Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa. Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado", afirmou no texto.

"O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira. Saio na certeza da missão cumprida", acrescentou.

A saída do ministro da Defesa foi vista como inesperada por integrantes do governo e movimentou desde cedo o Palácio do Planalto. Na manhã desta segunda-feira, Bolsonaro já avaliava como recompor o seu primeiro escalão.

O ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, está cotado para assumir a Defesa. No lugar dele, assumiria o ministro Luiz Eduardo Ramos, que está na Secretaria de Governo. Com isso, a pasta responsável pela articulação com o Congresso seria entregue a um político. O nome mais cotado até agora é o do líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Azevedo e Silva deixa o cargo no mesmo dia em que o chanceler Ernesto Araújo decidiu pedir demissão do cargo. A informação foi repassada pelo próprio ministro a seus subordinados. Segundo fontes do Planalto, o chanceler e o presidente terão mais uma reunião às 17h.

Mais cedo, Araújo disse a Bolsonaro que não quer ser um problema ao governo, após uma série de embates com o Congresso. A expectativa é que a saída do ministro seja oficializada ainda nesta segunda-feira.

Fonte: Julia Lindner e Jussara Soares/O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).