segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

RN tem 97 cidades com taxa de transmissão para Covid-19 em zonas de ‘risco’ ou ‘perigo’

Via Blog do Primo

mapa da Covid 19 RN tem 97 cidades com taxa de transmissão para Covid-19 em zonas de ‘risco’ ou ‘perigo’

Subiu para 97 o número de municípios nas zonas de “risco” ou “perigo” em relação à taxa de transmissibilidade (Rt) da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Na semana passada, eram 57 municípios – 40 a menos.

As cidades inseridas nessa lista tem Rt maior que 1,03. Se o Rt ficar entre 1,03 e 2,00, esse município está na zona de risco. Se o Rt for maior que 2,00, a zona é de perigo, uma situação mais grave.

Os dados são da plataforma do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, que monitora em tempo real a situação da pandemia no estado e atualiza semanalmente os índices de transmissão.

As 97 cidades nessas duas zonas representam 58% dos municípios potiguares – na semana passada esse número era 34%.

Os municípios que mais preocupam são os que estão na zona de “perigo”, com Rt acima de 2,00. Nessa situação, o número de municípios caiu de 27 para 21. Como base de comparação, na semana retrasada eram 15 cidades nesta situação.

Timbaúba dos Batistas se tornou o município que mais preocupa quanto a taxa de transmissão, que está em 6,63. Isso significa que uma pessoa contaminada pode transmitir o coronavírus para mais de seis.

Pedra Preta (5,22) e Januário Cicco/Boa Saúde (5,00) são outras duas cidades que seguem com Rt alto.

As cidade que ficam na zona de “risco” são as que têm taxa de transmissibilidade entre 1,03 e 2,00. Ao todo, 76 estão nesse estágio atualmente – um aumento de 46 municípios comparado à semana passada, que registrava 30. Na semana retrasada esse número era de 72.

Extremoz, Maxaranguape e Macau são exemplos de cidades nesta situação. Macau, por exemplo, tem Rt de 1,53, o que significa que 100 pessoas podem contaminar 153.

Já a zona segura – com Rt abaixo de 1,00 – tinha 109 municípios na semana passada e agora tem 67. Na semana retrasada eram 75. Mossoró, com Rt 0,91, está nesse grupo – a taxa de transmissão da cidade era 0,56 na semana passada.

A capital Natal, com Rt de 1,03 (na semana passada era 0,71), e outras duas cidades estão na zona neutra, com Rt entre 1,00 e 1,03.

Segundo a plataforma do LAIS, a taxa de transmissibilidade recente em todo o estado é de 0,49 e na semana passada foi de 0,52. A taxa referente à última quinzena é de 0,74.

O cálculo baseado nas regiões aponta que as oito estão em zona segura: região de São José de Mipibu, de João Câmara, de Caicó, de Açu, Pau dos Ferros, de Santa Cruz, Metropolitana e de Mossoró.

G1 (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).