quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Especialista orienta professores sobre os cuidados com a voz

Via Barriguda News

A atividade de professor é uma das mais importantes do mundo, cujo papel vai muito além do que simplesmente transmitir conhecimento, mas ensinar, instruir e corrigir.

E, para realizar esta tarefa que requer muita preparação e anos de estudo, este profissional utiliza a voz como instrumento de trabalho, que por sua vez, precisa de cuidados especiais.

A fonoaudióloga do Hapvida NotreDame Intermédica, Jéssica Negreiros, compartilha dicas valiosas de cuidados com a voz.

“A nossa voz é produzida através da vibração das pregas vocais, que é uma estrutura que fica na laringe, na região do pescoço, e é composta por músculos. Desta forma, merece uma atenção e um cuidado especial como por exemplo, manter uma boa hidratação interna dos tecidos, que consiste na ingestão de aproximadamente 2,5 litros e meio de água por dia, além da utilização de roupas confortáveis que não apertem as áreas do abdômen, da barriga ou do pescoço. Evitar gritar e sempre que possível, utilizar um microfone para amplificar o som da voz. ”, explica Jéssica.

A especialista revela que os hábitos pessoais interferem diretamente na saúde da voz.

“Comer alimentos gordurosos, apimentados e frituras podem causar refluxo, que por sua vez pode inflamar os tecidos da laringe. Evite ingerir leite ou derivados antes do uso da voz, para evitar ficar com pigarrinhos ou tosse durante o uso da voz. Por isso, é importantíssimo manter uma boa alimentação, além de realizar exercícios físicos e ter uma boa noite de sono. Ingerir bebidas alcoólicas e fumar também são hábitos totalmente prejudiciais à saúde da pregas vocais”.

Jéssica reforça a importância de procurar um profissional capacitado para que possa dar as devidas orientações sobre como usar a voz sem prejudicar a saúde das pregas vocais.

“Antes de utilizar a voz é importante realizar os exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz. Estes exercícios são valiosos para se manter uma boa saúde vocal e somente um profissional qualificado poderá instruir da melhor forma, principalmente se algum desconforto na voz perdurar por mais de 15 dias. É essencial, que nesse caso, procure um especialista para uma avaliação minuciosa”.

Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).