quinta-feira, 21 de abril de 2022

AVALIAÇÃO DO PERFIL POLÍTICO DOS TRÊS PRINCIPAIS CONCORRENTES AO GOVERNO DO RN

 




O tabuleiro eleitoral no interior do Rio Grande do Norte, anda bastante movimentado, as articulações praticamente sendo vivenciadas 24 horas por dia.

O nosso portal fez um levantamento entre alguns pontos comuns e divergências existentes no perfil politico destes três pleiteantes ao governo do RN nas eleições deste ano.

Fátima Bezerra e Fábio Dantas são: semelhantes por terem experiências executivas como gestores estadual.

O diferencial se estabelece por que um está no poder buscando sua reeleição, já o outro foi vice-governador e governador em exercício, e está fora  do "poder"

O empresário Haroldo Azevedo é o único pré-candidato ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte a ampliar as críticas ao trabalho que vem sendo realizado pela atual governadora Fátima Bezerra e sua equipe. Ele ressalta que o desempenho da gestão é abaixo do esperado e que a oposição está omissa.

Vamos aos fatos:
Fábio Berckmans Veras Dantas (Nascido em Natal, em 6 de outubro de 1971) é um advogado, empresário e político brasileiro filiado ao Solidariedade. Foi Deputado Estadual entre 2010 e 2014, e Vice-Governador do Rio Grande do Norte entre 2015 e 2019. É casado com a Deputada Estadual do Rio Grande do Norte, Cristiane Dantas, além de ser filho do ex-prefeito de São José do Mipibu, Arlindo Dantas.

Formou-se em Direito na Universidade Potiguar (UnP) no ano de 1997, tendo sido assessor do desembargador federal Araken Mariz de Faria no Tribunal Regional Federal da 5º Região (TRF-5), o cargo exercido no decorrer de sua graduação (1992-1997).

Em 1999, foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, tendo realizado a sua inscrição nos quadros da OAB - Seccional do Rio Grande do Norte - sob o nº 3.790.

No Governo Wilma de Faria, entre 2003 e 2008, assumiu o cargo de Diretor do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN).

Foi Deputado Estadual em 2010, com 35.374 votos, pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

Nas eleições estaduais no Rio Grande do Norte em 2014, elegeu-se Vice-Governador potiguar, na chapa de Robinson Faria.

Em 2018, rompeu com o Governo Robinson Faria e teve seu nome lançado como pré-candidato ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Entretanto, sua candidatura não prosseguiu.

Em 2019, filiou-se ao partido Solidariedade, e retornou suas atividades empresariais no ramo de produção da cachaça, desenvolvendo a Cachaça Mipibu, que rapidamente insurgiu-se medalhista de ouro no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil no ano de 2021.

Em 2021, assumiu o cargo de Diretor Geral da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), ocasião na qual teve uma destacada atuação em prol do municipalismo. Em março de 2022, promoveu a sua desincompatibilização do cargo, aparentemente com o intuito de candidatar-se ao pleito eleitoral deste ano, desvinculando-se dos quadros da FEMURN.

Atual Governadora:
Filha de Severino Bezerra de Medeiros e de Luzia Mercês do Amaral, Fátima Bezerra nasceu no então distrito de Nova Palmeira, pertencente ao município de Picuí, na Paraíba, mas mudou-se para Natal, no Rio Grande do Norte, ainda adolescente.

Em 1980, formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tornando-se, logo em seguida, professora da rede pública na prefeitura de Natal e no governo estadual.

Além disso, foi vice-presidente (1980-1982) e presidente (1982-1985) da Associação dos Orientadores Educacionais, secretária-geral da Associação dos Professores (1985-1987), secretária-geral (1989-1991) e presidente (1991-1994) do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, todos no estado do Rio Grande do Norte.

Trajetória política:
Deputada Estadual Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1981, Fátima Bezerra elegeu-se deputada estadual do Rio Grande do Norte por dois mandatos: em 1994, com 8 347 votos; e em 1998, com 30 697 votos.

Durante o tempo em que permaneceu na Assembleia Legislativa potiguar (ALRN), foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior. Também representou o Poder Legislativo potiguar no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e no Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Ainda como parlamentar, foi delegada na IV Conferência Mundial sobre a Mulher (Beijing, 1995) e no I e II Fórum Social Mundial (Porto Alegre, 2001 e 2002), e participou do Encontro Internacional em Solidariedade às Mulheres Cubanas (Havana, 1998).

Além disso, nos anos de 1996, 2000, 2004 e 2008, Fátima Bezerra foi candidata à prefeitura municipal de Natal, perdendo, respectivamente, para Wilma de Faria (duas Vezes), Carlos Eduardo Alves e Micarla de Sousa, até que, no ano de 2012, desistiu de concorrer ao cargo e lançou a candidatura de Fernando Mineiro (PT), que também perdeu o pleito em 2012 e 2016.

Deputada Federal:
No ano de 2002, Fátima Bezerra candidatou-se ao cargo de deputada federal pelo Rio Grande do Norte e conseguiu eleger-se com a melhor votação de seu estado, alcançando a soma de 161 875 votos. Em 2006, foi reeleita com 116 243 votos e, em 2010, com 220 355 votos, ano em que obteve a quinta melhor votação proporcional do país, além de ter alcançado a maior votação que um deputado já recebeu no Rio Grande do Norte.

Durante o primeiro mandato na Câmara dos Deputados, em agosto de 2003, votou a favor da proposta para a Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2007), aprovada em dois turnos no Congresso e encaminhada ao Senado Federal. Em dezembro do mesmo ano, a emenda constitucional que alterava o sistema previdenciário do país foi promulgada pelo então presidente do Senado, José Sarney (PMDB).

Em 2004, Fátima Bezerra atuou como titular da Comissão especial do Ano da Mulher, em 2005, foi escolhida como presidente da Comissão de Legislação Participativa e, em março de 2006, tornou-se titular da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto. Ainda nesse último ano, atuou como segundo vice-presidente da comissão especial para a PEC que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro.

Já durante o seu último mandato na Câmara Federal, em 2011, Fátima Bezerra ocupou a presidência da Comissão de Educação, além de atuar na Comissão Especial que discutiu o Projeto de Lei 8 035/10, referente ao Plano Nacional de Educação (PNE) responsável pelo estabelecimento de diretrizes para a educação brasileira até o ano de 2020.

Senadora; Foto oficial como senadora. Em 2014, candidatou-se ao cargo de senadora pelo Rio Grande do Norte na chapa que apoiava Robinson Faria do PSD para governador. Vencendo a ex-governadora Wilma de Faria do PSB, Fátima Bezerra conseguiu eleger-se com a soma de 808 055 votos, representando 54,84% dos votos válidos.

Em outubro de 2017, Bezerra votou contra a manutenção do mandato do senador Aécio Neves mostrando-se favorável a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal no processo em que ele é acusado de corrupção e obstrução da justiça por solicitar dois milhões de reais ao empresário Joesley Batista.

Com sua eleição ao governo do Estado, seu primeiro-suplente, Jean-Paul Prates (PT) assume a titularidade do mandato.

Governadora do Rio Grande do Norte:
Nas eleições estaduais de 2018, Fátima Bezerra candidatou-se ao governo do Rio Grande do Norte pela coligação Do Lado Certo composta pelo PT, PC do B e PHS, tendo como vice o advogado Antenor Roberto.
No primeiro turno, ficou em 1° lugar ao alcançar 748 150 votos (46,17% dos votos válidos), derrotando o então governador Robinson Faria (3°) e ficando à frente do ex-prefeito de Natal.

Carlos Eduardo Alves (2°), com quem disputou o segundo turno. No segundo turno, foi eleita governadora do Estado com a soma de 1 022 910 (57,60% dos votos válidos), tornando-se a detentora da maior votação dentre todos os governadores eleitos na história do Rio Grande do Norte.

O empresário Haroldo Azevedo estava propenso a se candidatar a uma vaga no Senado Federal, mas depois de realizar uma verdadeira maratona por mais de 80 municípios potiguares, pôde observar ‘in loco’ os inúmeros problemas na educação, nas rodovias, na saúde, no turismo, na economia e na segurança pública.

Por esse motivo, resolveu concorrer ao cargo de governador do Rio Grande do Norte, por acreditar que tem condições de dar uma contribuição ainda maior para os moradores do estado, que possui grande potencial de desenvolvimento nos próximos anos, nos mais variados setores.

E ressaltou que defende uma atuação diferenciada. “Estou querendo fazer uma política diferente, participativa, ouvindo os anseios da população, baseada na gestão privada dentro da gestão pública. Não estou satisfeito com a política que vem sendo praticada em nosso estado e me preocupa muito o alto índice de desemprego”, afirmou Haroldo Azevedo.


Diante desses fatos, só nos resta pensar com senso de realismo, que " na adversidade é aconselhável seguir um caminho audacioso."

Via GUAMARÉ NA TELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).