segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vítima de paralisia infantil, mulher escreve livro com a boca

Uma paciente do Hospital das Clínicas de São Paulo vai lançar um livro escrito com a boca. Eliana Zagui teve paralisia infantil e quase não mexe o corpo. Mesmo assim, ela decidiu contar o que viveu em mais de 35 anos internada.

Eliana teve poliomielite com 1 ano e 9 meses. Desde então, vive em uma cama. Seu cérebro, entretanto, não se acomodou. Ela aprendeu inglês, italiano, fez curso de história da arte e virou pintora. Tudo isso está no livro "Pulmão de aço – uma vida no maior hospital do Brasil", que será lançado no dia 10 de abril no Hospital das Clínicas.

Eliana escreveu o livro usando uma caneta amarrada a uma espátula. Primeiro, anotou as memórias em um diário. Depois, passou a usar o computador. Em quase 250 páginas, ela narra as situações divertidas que viveu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC, e os raros momentos que saiu do hospital.

Atualmente, os únicos pacientes com poliomielite que ainda moram no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC são Eliane e Paulo Machado. O instituto foi inaugurado em 1953, quando São Paulo vivia uma epidemia de paralisa infantil. Mais de 120 pacientes chegaram a ficar internados.

Machado é um dos personagens do livro e encara sem amargura as dificuldades. "Não é tão arrasador assim. Existem dificuldades, mas vale a pena a gente compartilhar", diz ele.

Eliana quer compartilhar as experiências, mas detesta ser considerada modelo de superação. "Não é só porque está em uma cama que você vai ser exemplo para o outro", afirma. O editor do livro, Eduardo Belo, completa: "A Eliana não gosta de dizer que ela é um exemplo, mas a gente não vê todo dia um caso como o dela."

G1/portal paulista online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).