quarta-feira, 26 de abril de 2023

Piso dos professores no RN: Governo destina R$ 10 milhões para pagamento

Via Barriguda News

O Governo do Estado destinou R$ 10 milhões para implantação do pagamento do piso salarial dos professores no RN. Quase 2 mil professores que ganhavam abaixo do piso receberão o retroativo de janeiro, através de uma folha suplementar. Esse pagamento, que corresponde a 14,95% do mês de abril, será efetuado nesta quarta-feira (26) para os professores ativos e no dia 30 para os aposentados.

Segundo o Governo, o Rio Grande do Norte é o único estado do Brasil que paga o piso salarial dos professores para toda a categoria, incluindo ativos, aposentados e pensionistas com paridade, linearidade e integralidade. Os demais professores, que já recebem acima do piso estabelecido, terão um aumento escalonado nos próximos meses, conforme o planejamento acordado com a classe.

Os professores que recebem acima do piso terão um aumento de 7,21% em maio, seguido por 3,69% em novembro e 3,49% em dezembro, tanto para ativos quanto para aposentados e pensionistas com paridade. O retroativo será quitado em oito parcelas, entre maio e dezembro de 2024, contemplando todos os professores com paridade. Com esse pagamento, o Governo do RN reafirma o compromisso com a categoria e valoriza a importância dos professores na educação do estado.

O pagamento do piso dos professores no RN está condicionado a proposta feita pelo Governo do RN que foi aceita pelo sindicato da categoria e resultou no fim da greve dos trabalhadores da educação.

Pelo acordado, a aplicação do piso dos professores no RN obedecerá as seguintes regras: 14,95% em abril (em folha suplementar) para os professores que ganham abaixo do Piso, retroativo a janeiro; 7,21% em maio para todos que já recebem acima do Piso (ativos, aposentados e pensionistas com paridade); 3,69% em novembro; (ativos, aposentados e pensionistas com paridade); 3,49% em dezembro (ativos, aposentados e pensionistas com paridade); e retroativo quitado em 8 parcelas, entre maio e dezembro de 2024, contemplando ativos, aposentados e pensionistas com paridade.


Fonte: Novo Notícias
Foto: MarcosSantos/USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).