quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

CE: AGENTE PENITENCIÁRIO ACUSADO DE MATAR MODELO DISSE QUE AGIU EM LEGÍTIMA DEFESA

O homem que confessou o crime disse que disparou para assustar e não tinha intenção de matar Johnny Moura.

O agente penitenciário Renílson Garcia Araújo Lima, 27, que confessou ter matado o modelo Johnny Moura Melo, 22, na madrugada do último dia 27, na saída de uma festa em um buffet, no bairro Dunas, disse que não atirou com intenção de matar. De acordo com o depoimento dele à Polícia, o tiro foi disparado apenas para assustar a vítima. O advogado Delano Cruz, que defende o agente penitenciário, disse que não há dúvidas que seu cliente foi o autor do homicídio, mas afirma que ele agiu em legítima defesa, após injusta provocação da vítima.

Quando foi ouvido na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no último dia 29, o servidor público deu detalhes da confusão, que terminou em morte. Renílson Araújo contou que entrou armado com uma pistola 380 no evento, que não foi percebida durante a revista. Na festa, teria sido surpreendido por um homem, que ele define como "alto e forte" e "que parecia estar drogado e bêbado".

O agente penitenciário disse ainda, que após uma discussão provocada por Johnny Moura, o modelo teria jogado bebida no rosto dele e em seguida lhe dado um soco no rosto. Renílson relatou a sua indignação com o fato, mas afirmou ter se controlado para não fazer uso da arma de fogo que portava.

Porém, na hora da saída os dois teriam se encontrado em um episódio, que ele insinua ter sido uma coincidência. Delano Cruz afirmou que o paciente não havia premeditado nada. O advogado conta que o agente penitenciário atirou, por medo de sofrer outras agressões.

"Ele foi violentamente agredido, já estava armado, mas não fez nada. Quando ele foi pegar o carro, que estava no estacionamento fora do buffet, viu um carro em sentido contrário e ficou acuado. O carro parou, abaixaram um pouco o vidro e ele reconheceu o Johnny. Foi então que atirou, sem intenção de matar, apenas para assustar". O advogado considerou o crime uma tragédia. "Uma infeliz coincidência levou os dois a se encontrarem novamente. Um fato lamentável. Isso é uma tragédia, que tira a vida de dois jovens, do que morreu e do que tinha uma possibilidade de crescimento e agora está trancafiado numa cela", afirmou Cruz.

Legítima defesa

O advogado declarou que a confissão de seu cliente condiz com a realidade dos fatos. Segundo Delano Cruz, a defesa sustentará a tese que o agente penitenciário agiu para se defender. "Não há o que negar. Ele está preso e confessou o crime. O exame de corpo de delito a que foi submetido, as fotografias feitas da boca dele mostram de forma escancarada que foi agredido. Houve a discussão e uma agressão física. O Renílson é pequeno e franzino, enquanto o Johnny era alto e forte. Ele atirou por medo de apanhar mais", declarou.

Interpelado pela reportagem sobre a necessidade da arma em uma festa, o advogado disse que seu cliente exercia uma profissão de risco e usava a pistola, para se defender em uma situação que sentisse que sua vida estava sendo ameaçada.

"Agente penitenciário é uma das profissões mais perigosas do mundo. Andar armado não era uma prática só dele, mas da grande maioria dos profissionais que atuam nesta área. Ele costumava sim portar uma arma de fogo, porque poderia passar por situações de perigo a qualquer momento", disse Delano Cruz.

Renílson Araújo era agente penitenciário há dois anos e trabalhava em uma penitenciária, localizada em Caucaia. Segundo disse em depoimento, não era usuário de drogas, mas havia ingerido bebida alcoólica na noite em que assassinou o modelo.

Fonte: DN / Via Camocim Polícia 24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).