@PatuemFoco

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Chuva de granizo em Timbaúba dos Batista no Seridó

Muita chuva de granizo na tarde ontem  no Seridó.. Em Timbaúba dos Batista, a chuva inesperada foi uma forte atração e divertimento do povo.. O dia 30 de Dezembro ficará na memória…

Em conversa Marcos Dantas nesta noite de terça-feira (30), foi o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot. Sobre os registros de chuvas de granizo em várias cidades do Seridó, nesta tarde de terça, Bristot explicou que foram provocadas pelo sistema meteorológico conhecido como vórtice ciclônico de ar superior, que vem atuando sobre o Nordeste, em especial Oeste do Pernambuco, Oeste da Paraíba e o Seridó do Rio Grande do Norte.

Esse sistema, quando favorecido com umidade, calor e instabilidade pode provocar formação de nuvens, tipo cúmulos-nimbos, e essas nuvens na parte superior elas tem uma quantidade de gelo. O nível de condensação e o nível de congelamento é um pouco mais baixo do que o normal, você poder ter a ocorrência da queda desse granizo. É o que aconteceu na região do Seridó, onde nós tivemos a formação destas nuvens, alimentadas pela forte umidade provinda da região do Vale do Açu, favorecendo essas chuvas em toda a região na paraíba e no Seridó”, explicou.

Via Blog do Gilberto Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).