PATUENSE FOI ORDENADO PADRE EM CAMPO GRANDE-RN
A comunidade católica do Oeste do Rio Grande do Norte está em festa. Neste dia 1º de junho, o Bispo da Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, dom Mariano Manzana, e todo o clero acolheram um novo membro na Diocese. Na Santa Missa que aconteceu na Matriz de Senhora Sant´ana, em Campo Grande, às 17 horas deste dia 1º, o diácono Ramilson Raimundo de Moura foi ordenado.
Ele foi o décimo sétimo sacerdote ordenado por dom Mariano Manzana à frente da Diocese de Santa Luzia.
Depois de ordenado, o sacerdote celebrou a sua primeira missa no dia 02 de junho, às 10 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Patu. A segunda celebração de Ramilson foi também no dia 02, às 19 horas e 30 minutos, desta feita na Igreja Matriz de Sant´ana, em Campo Grande. No dia 09 de junho, às 16 horas, o novo padre celebrará em Mossoró, na Paróquia de São José.
Ramilson Raimundo de Moura, 37 anos, é natural de Patu-RN, filho do casal Antônio de Moura (falecido) e Maria das Mercês Francelino. Filho de uma numerosa família, o novo padre tem onze irmãos.
Ramilson estudou Filosofia e Teologia e esteve a serviço, como diácono, na Paróquia de Sant´ana, no Município de Campo Grande-RN.
Fonte: O Messiense com informações e imagem do blog do Carlos Santos / Via Blog PatuNews
JÁ OCORRERAM QUASE 600 HOMICÍDIOS NO RN SÓ NOS PRIMEIROS CINCO MESES DE 2013
O coordenador de Direitos Humanos no Rio Grande do Norte, Marcos Dionísio Caldas, vem calculando diariamente os crimes de homicídios registrados no Estado e, de acordo com ele, os números são assustadores. Somente até o dia 24 de maio deste ano, 567 já foram assassinadas em território potiguar. No entanto, a quantidade de mortes pode ser ainda maior, tendo em vista que esses não são dados completos.
Os números, ainda de acordo com Marcos Dionísio, são considerados bastante elevados, tendo em vista que uma cidade como São Paulo, que tem população estimada em 11.376.685 habitantes, teve, até o final de abril, 400 casos de homicídios. No Rio Grande do Norte, a população estimada, pelo IBGE, é de 3.228.198.
“Nossa atual onda de violência já é infinitamente superior à violência praticada em São Paulo e é a maior da nossa história”, relata Marcos Dionísio. Ele informa ainda que Natal teve, no período citado, um total de 213 assassinatos. Já Mossoró, na região Oeste, teve contabilizados 77 homicídios, até 24 de maio.
“Esses números deveriam preocupar, escandalizar e tirar o Estado do RN da sua paralisia administrativa e do corolário de intrigas politiqueiras em que se tornou, não com debates nos parlamentos e fóruns, mas em convescotes de suas elites que se habituaram nos colóquios em batizados, enterros, casamentos e solenidades”, desabafou o coordenador de Direitos Humanos.
Os 567 casos de homicídios registrados em menos de cinco meses no Rio Grande do Norte já representam mais da metade do total de assassinatos contabilizados em 2012. No ano passado, a Secretaria Estadual de Segurança Pública havia divulgado que 940 pessoas foram mortas em homicídios.
Ainda de acordo com os dados de Marcos Dionísio Caldas, levando em contas os 144 dias deste ano contabilizados por ele, a média chega a 3,93 homicídios por dia. “Porém, a gente ressalta que até o final de maio, a quantidade de mortes deverá fechar a casa dos 600 casos, pois do dia 24 para cá já tivemos casos não contabilizados e outros homicídios deverão acontecer”, destaca.
Marcos Dionísio afirma ainda que se nada for feito e essa média se mantiver, o RN pode fechar 2013 com sua pior estatística de homicídios, beirando os 1.200 casos. “O primeiro passo necessário para impedirmos esse avanço dos assassinatos é dotar o RN de um Conselho Estadual de Segurança, nos moldes do Conselho Nacional de Segurança Pública, onde gestores, policiais e representantes da Sociedade Civil iriam parir as políticas de que necessitamos para a superação desse tempo de trevas e de mortes. Para o Brasil Mais Seguro poder render os resultados que necessitamos, é preciso a modificação dos critérios de velocidade e do modo de governança”, afirma.
Fonte: Portal BO / Via Blog PatuNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).