300 MIL PESSOAS ESTÃO COM OS CPFs NEGATIVADOS NO RN
No Rio Grande do Norte, um estado com cerca de 3 milhões de habitantes, 300 mil (10%) estão com os CPFs bloqueados. Essa informação fornecida pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal foi o prato principal de um encontro que reuniu esta semana representantes da CDL, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Procon estadual em torno da formatação de uma campanha para estimular os consumidores potiguares negativados a quitar suas dívidas por meio de uma série de estímulos, entre eles redução de juros na hora de pagar as dívidas.
Segundo o coordenador geral do Procon estadual, Araken Farias, que participou do encontro, uma próxima reunião deve acontecer na quarta-feira (5) quando a campanha receberá os retoques finais. Nesta sexta-feira, Araken Farias adiantou que o nome da campanha deverá ser simples e direto: “Limpe o nome”.
Fonte: Jornal de Hoje/blog do Artur Santos / Via Blog RN Política em Dia 2012/2014
NO ESTADO, DÍVIDA DE PRODUTORES É "IMPAGÁVEL" E PRECISAM TAMBÉM DO "PERDÃO" DO GOVERNO DILMA
O presidente da Federação de Agricultura do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, já criticou a postura do Banco do Nordeste (BNB) de privilegiar apenas os micro e pequenos produtores rurais beneficiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), “enquanto os demais estão praticamente excluídos”.
“Em nossa opinião, a dívida dos produtores rurais é impagável e é preciso que se estude formas de mantê-los na atividade se não quisermos agravar a situação social no campo”, afirmou Vieira. Enquanto isso, o Banco do Nordeste responde com inúmeras execuções judiciais de propriedades do produtores que estão endividados devido a seca. A situação dos pequenos e médios produtores é grave. Por isso o Governo Dilma bem poderia também perdoar as dívidas dos agricultores e produtores rurais, como fez com os países africanos.
Fonte: Marcos Dantas / Via Blog RN Política em Dia 2012/2014
GUSTAVO CARVALHO QUER VACINAÇÃO CONTRA HPV GRATUITA NOS HOSPITAIS DO RN
O deputado Gustavo Carvalho, defendeu através de requerimento, encaminhado pela mesa diretora da Assembleia Legislativa, a governadora Rosalba Ciarline, a criação na rede estadual de saúde do Programa de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), o maior causador de câncer de colo de útero. No Brasil, a doença mata uma mulher a cada duas horas, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Coloscopia. O índice de mulheres acometidas pela doença é muito alto. Alarmante. “Com essa importante proposta pretendemos reduzir esse número no Rio Grande do Norte”, justifica o parlamentar.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacinação rotineira contra HPV seja incluída nos programas nacionais de imunização e prevenção do câncer de colo do útero e de outras doenças relacionadas ao vírus. Para a OMS, as vacinas contra o vírus devem ser introduzidas como parte de uma estratégia coordenada para a prevenção desse tipo de neoplasia e de outras doenças relacionadas ao Papiloma Humano. Segundo Gustavo Carvalho, essa imunização ainda não está amplamente disponível na rede pública, sendo necessário um investimento financeiro para quem deseja se prevenir. Se estivesse disponível na rede pública de saúde, a vacina estava sendo aplicada em mulheres na faixa etária de nove a vinte e seis anos. O papiloma vírus humanos (HPV) é um vírus da família Papovaviridae, capaz de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais mostram crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente.
O HPV é transmitido durante a relação sexual por alguém que esteja infectado, mas, como depende apenas do contato com a pele, não é necessária a penetração para que haja contaminação. Existem mais de 200 subtipos de HPV, entretanto, somente os subtipos de alto risco estão relacionados a tumores malignos, dentre os quais o câncer de colo uterino. O câncer de colo uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum no país, atrás apenas do câncer de pele e do câncer de mama. O HPV é responsável por 95% dos casos registrados. A vacina é indicada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade e é realizada via intramuscular e sob prescrição médica, administrada em três doses, aplicadas em um período de seis meses, mostrou-se eficaz em 99% das lesões pré-cancerosas e no câncer da área genital, em 70% dos condilomas anogentinais e em 80% de prevenção.
Fonte: Portal Jardim do Seridó / Via Blog RN Política em Dia 2012/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).