segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PB: Chuvas tiram açudes de Coremas do volume morto após anos de seca extrema

As chuvas continuam banhando o Sertão paraibano. Em algumas áreas com mais intensidade e frequência, em outras, menos, porém, suficientes para amenizar os impactos da seca, principalmente quando os reservatórios que estavam quase secos tomam essa água e saem da situação crítica.
Foi o que aconteceu com o açude Estevam Marinho, em Coremas, que já saiu do volume morto. Entre os dias 11 e 25 de fevereiro, o manancial teve recarga de mais de dois milhões de metros cúbicos de água. Hoje o seu volume é de 16.171 017,00 m³.
A barragem do açude Capivara, na cidade de Uiraúna, também começou a receber sua primeira recarga de água com as chuvas que caíram na região de Cajazeiras. Segundo informações da Cagepa, a barragem conseguiu acumular 49 centímetros em seu volume total.
Sousa – As chuvas registradas nos primeiros dois meses de 2017 na cidade de Sousa já superam os índices pluviométricos do mesmo período no ano passado. O panorama positivo para as chuvas tem motivado agricultores a prepararem os roçados confiantes numa quadra invernosa mais regular, principalmente com a chegada das águas de março, historicamente o mês com maior pluviosidade na região. Mas apesar dos bons índices pluviométricos registrados em Sousa, persiste a preocupação com a recuperação hídrica dos açudes responsáveis pelo abastecimento de água de várias cidades da região.
Cajazeiras e Coremas – O volume atual de mananciais como Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas) e Lagoa do Arroz, em Cajazeiras, além de Coremas-Mãe D’água, em Coremas, ainda permanece praticamente nos mesmos patamares do início do ano.

Fonte: Diário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).