quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Fecam-RN reúne quase 100 presidentes de Câmaras durante Seminário no TCE

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) reuniu nesta quarta-feira (22) quase 100 presidentes de casas legislativas do Estado para participar do Seminário de Orientação aos Novos Gestores, promovido em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento ocorreu a partir de uma solicitação da própria Fecam-RN, para que os presidentes de Câmaras pudessem ser informados de todos as regras que precisam seguir no comando das suas instituições.

“Qualificar as Câmaras Municipais e seus presidentes é fundamental para que possamos prestar um bom serviço à população potiguar. Gostaria de parabenizar a todos os presidentes que vieram em peso ao Seminário e que têm demonstrado muita disposição para vencer os desafios e enfrentar a missão que nos foi confiada”, disse o presidente da Fecam-RN, Raniere Barbosa (PDT), durante seu discurso na abertura do evento.

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Gilberto Jales, enalteceu a iniciativa conjunta dos dois órgãos e lembrou que são comuns sansões aos gestores devido a atrasos nas prestações de contas, erros nas contratações e licitações, por isso, há a necessidade de capacitar os gestores. "O TCE tem o dever de fiscalizar gestores públicos e ordenadores de despesas para que a gestão se dê de forma mais célere e eficiente. Estamos orientando sobre os procedimentos administrativos. Além de vereador, quando se torna presidente da Câmara, recai sobre ele todas as obrigações de um gestor público", destacou.

Ao término do Seminário, já por volta das 17 horas, uma comitiva de presidentes de Câmaras Municipais, formada por diretores da Fecam-RN, realizou uma visita de cortesia à Câmara Municipal de Natal e ao presidente da casa, Raniere Barbosa. Na pauta, a ampliação das ações da Federação, além da filiação dos poderes legislativos das cidades de Carnaúba dos Dantas e Extremoz. Também foram debatidas questões como o fortalecimento institucional dos parlamentos e a oferta de cursos de formação continuada para vereadores, assessores e servidores.

De acordo com o presidente da Câmara de Carnaúba dos Dantas, vereador José de Azevedo Dantas, o ingresso na entidade representa uma oportunidade de avanço para o município. "O momento, mais do que nunca, é de união. E a união faz a força!", comemorou o parlamentar. Já o presidente da Câmara de Extremoz, vereador Fábio Vicente, ressaltou a troca de experiências entre as casas legislativas. "Procuramos instituições de credibilidade, como a Fecam, para melhorar nossa atuação enquanto agentes públicos".

Estiveram presentes no encontro os presidentes das Câmaras de Caicó, Odair Diniz, Jardim do Seridó, Iron Júnior, Santa Cruz, Monik Melo, São Paulo do Potengi, Allysson Lindalrio, São Tomé, Josinaldo Amaro (GÁ), e Serra Negra do Norte, Flávio Barros. A vereadora de Natal, Ana Paula (PSDC), também participou da recepção à delegação.

Via Blog Queiroz News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).