sábado, 1 de dezembro de 2012


Sábado é dia de vacinar cães e gatos contra raiva
Neste sábado (01), será realizado o dia “D” da Campanha Antirrábica Canina e Felina.  A Campanha será aberta pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), às 8h00 no Supermercado Nordestão de Lagoa Nova, localizado na av. senador Salgado Filho.
Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando 120 mil doses da vacina, durante a campanha e cerca de 190 postos de vacinação distribuídos nos Distritos Sanitários Norte, Sul, Leste e Oeste, envolvendo 850 profissionais para o Dia “D”. A campanha Antirrábica Canina e Felina objetiva imunizar cães e gatos com idade mínima de 90 dias e será realizada das 8h00 às 17h00.
Com o objetivo de atingir uma cobertura vacinal em todas as áreas do município, reduzir o risco de ocorrência de raiva em cães e gatos e evitar casos em humanos, o Centro de Controle de Zoonoses da SMS iniciou desde o dia 12 de novembro, a Campanha Antirrábica Canina e Felina 2012, nas micro–áreas, que prossegue até a conclusão destes locais.
“A vacina é gratuita e específica apenas para cães e gatos. No município do Natal, as atividades foram iniciadas em 1984, quando da instalação do CCZ Natal, devido à ocorrência de um caso de raiva em humano, no ano anterior. Portanto, graças às ações de prevenção e controle dessa grave zoonose, realizadas pelo CCZ Natal, há vinte e oito anos no Município não ocorrem casos de raiva em ser humano”, ressalta.
A Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Canina e Felina é considerada a mais importante das medidas de controle, pois determina a diminuição do número de animais suscetíveis (imunidade de grupo).
A Doença
A raiva ou hidrofobia é uma doença viral aguda que é causada pelo vírus rábico (Gênero Lyssavirus, família Rhabdoviridae) que determina uma encefalomielite severa, pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem, apresenta evolução rápida e a letalidade ocorre em, aproximadamente, 100% dos casos. É de alta relevância para a saúde pública, considerando que, após a manifestação dos sintomas, a vítima geralmente evolui para o óbito. O controle e a prevenção da raiva em meio urbano depende de algumas ações relacionadas aos cães e gatos, considerando que, na cadeia epidemiológica, são estes os principais transmissores do vírus rábico para o homem.
Atualmente, cerca de 60.000 mortes/ano são registradas em decorrência da raiva, sobretudo, nos países da África e da Ásia. Na América Latina as medidas de controle desenvolvidas pelos países reduziram a incidência da raiva no homem para menos de 100 casos por ano.

Do Blog do BG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).