sábado, 23 de março de 2024

Lutador potiguar Renan Barão volta aos combates

REDAÇÃO ITAJÁ TV


Após passar anos lutando profissionalmente MMA, onde teve a oportunidade de se sagrar campeão do UFC, Renan Barão se prepara para voltar ao mundo das lutas, mas dessa vez para participar de um evento de Jiu-Jitsu, AJP Tour Brasil que será realizado no próximo final de semana, dias 30 e 31, no ginásio Geraldão, no Recife. A participação está sendo encarada como um retorno no tempo, porque foi através dessa modalidade que o lutador potiguar conseguiu rodar o mundo mostrando sua arte. Passada a fase de compromissos intensos, agora ele está dando um ressignificado a vida e pretende ajudar a abrir as portas do mundo para os jovens potiguares apaixonados pela luta.

Por ser considerado um evento de ponta, no mundo do jiu-jitsu, o AJP costuma atrair a participação de grandes lutadores, inclusive aqueles que usam o jiu-jitsu como base para participar de outros tipos de competições abertas, como o MMA.

“Este é um campeonato de carater internacional de Jiu-Jitsu, que realiza algumas edições em várias partes do mundo. Algumas edições são organizadas em vários estados brasileiro. E resolvi participar desse que será organizado na próxima semana, em Recife. Neste caso estarei promovendo uma volta às minhas origens, participando pela primeira vez de uma competição dentro da minha modalidade mãe”, disse.

Justamente por ser uma competição aberta, onde o atleta interessado realiza a própria inscrição para participar, que Renan Barão ainda não sabe quem será o seu desafiante inicial e quantas lutas terá de cumprir dentro da competição. Essa questão obriga o atleta a se manter altamente preparado, uma vez que não há tempo sequer de estudar o adversário.

“É uma competição que exige a inscrição dos participantes e que é dividida por categoria. Eu luto na categoria peso leve, até 77 quilos. A única informação que tenho sobre os adversários é que até este final de semana haviam onze atletas inscritos. No mais, tudo vai ser resolvido dentro do tatame”, afirmou Renan Barão.

Dando a entender que resolveu mesmo se aposentar dos combates de MMA, o lutador potiguar, para não ficar “enferrujado” durante essa fase mais “zen” da vida, irá mesmo se fixar nas competições de jiu-jitsu, atrás de inscrever o seu nome como um dos grandes atletas da modalidade. “A meta hoje é conquistar alguns títulos no Jiu-Jitsu que eu não tenho ainda, fui campeão mundial de MMA e tenho o objetivo de conquistar espaço também no Jiu-Jitsu”, frisou o atleta, revelou ainda ter planos de atacar em outros flancos, como o da política. “Sou pré-candidato a vereador em Natal, para que a gente possa ajudar novos atletas a conquistar objetivos e sonhos como eu conquistei”.

Barão ressaltou que a participação política faz parte do ressignificado de sua vida. Instalado em Natal, agora ele terá a oportunidade de dar uma maior atenção a alguns projetos que sempre desejou desenvolver na capital potiguar, mas que os compromissos de antes não permitiam.

“Como vereador aqui em Natal, pretendo trabalhar para mudar a realidade do esporte aqui na nossa cidade. Esse é o meu maior objetivo daqui para frente também. quero ajudar a criar políticas que possam garantir um jovem talentoso a escalar os mesmos degraus que escalei. Não podemos deixar os nossos talentos se perderem por falta de incentivo e condições para atuar em alto nível”, reforçou.

Renan do Nascimento Mota Pegado, mais conhecido como Renan Barão é ex-Campeão Peso Galo do UFC, está com 37 anos, e disposto a prolongar um pouco a carreira dentro dos tatames. Ele ficou 2 anos com o título de campeão interino da categoria, iria unificar o cinturão com o campeão linear até então, o americano Dominick Cruz no UFC 169, porém Cruz teve mais uma de suas seguidas lesões no dia 6 de janeiro de 2014 e ele se tornou o campeão linear da categoria, fazendo a sua primeira defesa no evento realizado no dia 25 de maio de 2014, quando perdeu o cinturão para o americano T.J. Dillashaw.

O lutador potiguar iniciou a carreira em Natal, na equipe Kimura Nova União, uma filial da academia Nova União no Rio Grande do Norte e, logo depois, foi para o Rio de Janeiro, ao lado dos também lutadores Ronny Markes e Ronys Torres. Como saíram de Natal para tentar a sorte, o grupo acabou morando num sobrado na antiga academia/sede da Nova União, onde não tinham janelas, nem portas e, logo na primeira noite, ficou sem lugar para dormir por causa de uma chuva que alagou o local. Barão lembra que dormiam cedo para não gastarem dinheiro com lanche e tentavam acordar o mais tarde possível para não gastarem com o café e só almoçar. Segundo Barão, foram essas dificuldades que o fortaleceram para chegar onde está hoje. Barão se tornou lutador profissional de MMA em 2005, com 18 anos de idade.

Fim da Linha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).