sábado, 27 de novembro de 2021

Nova variante é potencialmente muito contagiosa e União Europeia propõe suspender voos do sul da África

Via Blog do Heriberto Rocha

A Comissão Europeia vai propor aos 27 países membros da União Europeia a suspensão dos voos do sul da África após a detecção de uma nova variante do coronavírus, anunciou nesta sexta-feira (26) a presidente do Executivo europeu, Ursula von der Leyen, em uma rede social.

"A Comissão Europeia proporá, em estreita coordenação com os Estados membros, ativar o freio de emergência para interromper os voos procedentes da região do sul da África devido à variante B.1.1.529", anunciou von der Leyen.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (26), um dia após o Reino Unido restringir viagens à África do Sul e mais cinco países do continente após a descoberta da variante. Países como a Itália e a Alemanha já proibiram ou planejam vetar a chegada de viajantes da África do Sul.

A presidente da Comissão Europeia não revelou quantos países do sul da África seriam afetados pela proposta, que vai ser apresentada aos 27 países membros do bloco europeu na reunião desta sexta.

Antes mesmo da reunião, a Alemanha já anunciou que não aceitará a entrada de viajantes procedentes da África do Sul e a Itália informou a proibição de entrada em seu território de qualquer pessoa que esteve em 7 nações do sul da África nos últimos 14 dias.

Os 6 países afetados pela decisão britânica são: África do Sul, Namíbia, Lesoto, Botsuana, Eswatini e Zimbábue. Além destas nações, a Itália restringiu também viagens de Moçambique.

"A situação está evoluindo muito rápido, queremos ter garantias máximas para frear a expansão da variante", afirmou um porta-voz da Comissão Europeia à agência de notícias France Presse.

A variante B.1.1.529

A descoberta da variante B.1.1.529 do novo coronavírus foi anunciada na quinta-feira (25) pelo virologista Túlio de Oliveira em entrevista coletiva online supervisionada pelo Ministério da Saúde da África do Sul.

Até o momento foram registrados 22 casos na África do Sul, principalmente jovens, segundo o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD). Também foram relatados casos na vizinha Botswana e em Hong Kong, em uma pessoa que voltava de uma viagem à África do Sul.

A equipe do instituto de pesquisa de Túlio de Oliveira, o KRISP, é vinculado à Universidade de Kwazulu-Natal e foi quem descobriu a variante beta, uma das quatro cepas consideradas de preocupação global (VOC) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o virologista, a B.1.1.529 é potencialmente muito contagiosa e tem um número "extremamente alto" de mutações. "Podemos ver que [a variante] tem potencial para se espalhar muito rapidamente".
Informações: https://g1.globo.com/mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).