segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Morre Frank Williams, fundador de uma das maiores escuderias da Fórmula 1

A lenda Frank Williams. Foto: Divulgação F1

Fundador de uma das maiores escuderias da Fórmula 1, a lenda do automobilismo Frank Williams morreu, aos 79 anos, neste domingo (28). Ele estava internado em um hospital desde a última sexta-feira (28), mas a causa da morte não foi informada pela família.

A carreira de Frank foi repleta de sucesso. Além de mecânico, o piloto fundou, em 1966, a escuderia Williams dona de nove campeonatos de construtores (1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997) e sete de pilotos, com direito ao título do brasileiro Nelson Piquet em (1987). Ayrton Senna, Antônio Pizzonia, Rubens Barrichelo, Bruno Senna e Felipe Massa foram os outros brasileiros que correram pela equipe.

A morte afetou a comunidade da Fórmula 1 em todo o mundo. Em seu perfil oficial, o campeonato de automobilismo deixou uma singela homenagem para a lenda.

“Sentimos a mais imensa e profunda tristeza pelo falecimento de Sir Frank Williams. Sua vida foi movida pela paixão pelo automobilismo. Seu legado é imensurável e fará parte da F1 para sempre. Conhecê-lo foi uma inspiração e um privilégio. Ele fará muita falta.”

Frank Williams completou 50 anos comandando a escuderia em 2019. Em 2013, Frank deixou o comando da equipe com a sua filha Claire, mas seguiu comparecendo aos boxes em corridas do campeonato. Em 2020, Frank e sua família venderam a Williams para a firma de financiamentos Dorilton Capital. O atual CEO da escuderia Jost Capito, através do perfil da Williams no Twitter, lamentou o ocorrido.

“A equipe Williams Racing está profundamente triste com o falecimento de nosso fundador, Sir Frank Williams. Sir Frank foi uma lenda e um ícone do nosso esporte. Sua passagem marca o fim de uma era para nossa equipe e para o esporte da Fórmula 1. Ele foi único e um verdadeiro pioneiro. Apesar das adversidades consideráveis ​​em sua vida, ele liderou nossa equipe em 16 Campeonatos Mundiais, tornando-nos uma das equipes de maior sucesso na história do esporte. Seus valores, incluindo integridade, trabalho em equipe e uma independência e determinação ferozes, continuam sendo a essência de nossa equipe e são seu legado, assim como o nome da família Williams, sob a qual temos orgulho de competir. Nossos pensamentos estão com a família Williams neste momento difícil.”

Jost Capito, CEO da Williams Racing

Fãs usaram as redes sociais para prestar as homenagens a lenda.

Frank sofreu um acidente de carro em 1986, o que o deixou de cadeira de rodas. No entanto, isso não o impediu de continuar seu legado na Fórmula 1. A trajetória do dirigente foi completa quando ganhou o título de “Sir”, Cavaleiro da Coroa Britânica, dado pela rainha Elizabeth II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).