terça-feira, 12 de outubro de 2021

NOVA REITORA DA UERN, CICÍLIA MAIA FALA DE PLANOS PARA A GESTÃO

Via Barriguda News

“O plano para os próximos quatro anos é executar um carta programa que foi construída de forma democrática, colaborativa”, garante a nova reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Cícilia Maia, ao destacar dentre as principais ações: autonomia financeira da instituição; plano de cargos, carreiras e salários; concurso público e fortalecimento da assistência estudantil.

A professora doutora, entrevistada pelo Programa Balbúrdia desta segunda-feira (11), tomou posse em 28 de setembro, ao lado do professor Dr. Francisco Dantas, vice-reitor. A transmissão de cargo foi conduzida pela reitora em exercício, professora Dra. Fátima Raquel Rosado.

Em meio a críticas a respeito da autonomia financeira da universidade, a reitora ressalta que “educação é investimento em qualquer lugar do mundo que valorize o desenvolvimento socioeconômico e científico” e que há estados do Nordeste com mais de uma universidade, como Ceará e Bahia. “Nós temos condições”, justificou a professora ao revelar que a instituição representa para o orçamento geral do estado menos de 2,8%.

A autonomia financeira da Uern é uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica e um compromisso assumido pela governadora Fátima Bezerra. A instituição já possui autonomia acadêmica/administrativa, mas as finanças são definidas pela Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Com a autonomia, nós teremos a garantia do nosso orçamento, que vai ser executado na sua totalidade. Nós passamos a também gerir o dinheiro”, explica.

Cicília destaca também a relevância da Uern, que completou 53 anos e já diplomou mais de 50 mil pessoas em cursos de diversas áreas do conhecimento.

“Temos cidades em que mais de 90% da formação dos professores quem faz é a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte”, diz, ao aponta que, além disso, mais de 85% dos estudantes que ingressam são de escolas públicas.

Fonte: Saiba Mais/RN-Balbúrdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).