quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Avô rifa carro ano 76 para ajudar a pagar curso de medicina da neta em SC: 'Meu sonho se tornou o dele também', diz estudante

Via Blog do Robson Freitas

Fusca tem 1 mil bilhetes e família de Blumenau conseguiu vender 200. Pietra se emociona com a iniciativa do avô: 'Ele é como um pai para mim'.

Por Carolina Fernandes e Talita Catie, G1 SC e NSC

Um morador de Blumenau, no Vale do Itajaí, resolveu rifar seu Fusca 1976 para pagar as mensalidades atrasadas da universidade da neta. Walter Lautenschlager, de 69 anos, deseja se desfazer do próprio veículo para que Pietra Bianca, de 19 anos, consiga cursar a faculdade de medicina em uma universidade particular da região. A dupla já conseguiu vender 200 dos 1 mil números necessários. Nas redes sociais, um perfil foi criado para acelerar as vendas e mostrar o veículo aos participantes.

"Somos muito ligados. Moro com ele desde que nasci e ele é como um pai para mim. Quando ele decidiu vender o carro por mim, percebi que o que ele mais queria era que eu realizasse meu sonho, se tornou o sonho dele também. Sou muito grata por isso, por esse apoio e essa oportunidade", relata Pietra, que sonha ser médica.

A iniciativa começou em julho e terá o sorteio realizado pela Loteria Federal. Walter é aposentado e havia comprado o Fusca há cerca de dois anos e fez uma reforma completa no veículo recentemente.

"Inicialmente, a ideia era apenas vender o Fusca para poder quitar as mensalidades atrasadas, mas minha mãe conversando com um amigo de trabalho veio com a ideia da rifa, então decidimos fazer", diz Pietra.
Pietra começou a cursar medicina neste ano e já atrasou quatro mensalidades por falta de dinheiro. A dívida acadêmica é de aproximadamente R$ 28 mil e como o curso é integral, ela não consegue trabalhar para ajudar nas despesas.

Segundo a estudante, a instituição pretende oferecer um desconto 25% nas mensalidades a partir de agora. Esse percentual já deve ser abatido do montante da dívida.

Assim que o veículo for rifado, a aluna espera quitar o débito com a instituição e tentar formas de obter recursos para seguir cursando a faculdade, como bolsa estudantil ou financiamento acadêmico.
"Querendo ou não, se apegou a ele [ao carro], mas não hesitou em vendê-lo por mim. Minha maior vontade é poder compensá-lo no futuro, proporcionando a ele e minha família uma vida boa e sem tantas preocupações como agora. Quero realizar os sonhos dele, assim como ele está realizando o meu", afirma.

Medicina:
Pietra mora com a mãe, uma professora da rede pública municipal, e os avós. Ela conta que o sonho de cursar medicina não é recente.

"Desde que me entendo por gente, sempre quis ser médica. Quando eu tinha 4 anos assisti a uma novela que tinha uma pediatra e eu achei aquela profissão muito legal. Mesmo crescendo nunca tirei a ideia da cabeça, ainda mais conhecendo mais sobre a área. Quero muito ajudar as pessoas", explica.
Em 2019 quando terminou os estudos no ensino médio, Pietra foi aprovada na universidade que está agora. Contudo, por falta de dinheiro, teve que desistir do sonho. Este ano a família conseguiu dinheiro para arcar com os custos da matrícula, contudo quatro prestações já venceram.

"Desistir com certeza não está nos planos", conclui a estudante.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).