domingo, 15 de agosto de 2021

Política: A terceira via vem forte em 2022 ?


Essa é uma pergunta cada vez mais frequente nas esquinas e botequins, num país dividido entre os apoiadores de Bolsonaro e Lula.

Desde a democratização do Brasil com as primeiras eleições, nomes já com mais estrada na politica naquele momento não tiveram êxito como: Lula, Brizola, Roberto Freire, Ulisses Guimarães, Ciro Gomes; Venceu um novo, Collor de Melo.

Daí então, veio Fernando Henrique fruto do governo Itamar Franco que venceu duas eleições, depois tivemos Lula depois de 3 derrotas, presidente e reeleito; Por último, Dilma eleita e reeleita apertadamente e surge Bolsonaro, que do nada, apagado na política, em pouco tempo transformou-se num fenômeno eleitoral, chegando a Presidência num minúsculo partido.

As eleições se aproximam e pelo menos as pesquisas apontam uma polarização Lula x Bolsonaro e muito longe dos dois, um terceiro nome aparece, o de Ciro Gomes! ; Mas esse terceiro nome cresce e vence?

À primeira vista, analisando as eleições passadas vemos que a dificuldade da terceira via se dá porque a quase totalidade dos parlamentares estão apoiando o governo, ou apoiando Lula; Os parlamentares tendem a apoiar sempre um dos dois lados pela perspectiva de vitória e poder.

Mesmo achando ser um nome que tem história na política brasileira, Ciro Gomes a exemplo de Brizola, Ulisses Guimarães, Roberto Freire e outros, me parece não ser um nome para ser uma terceira via vitoriosa! ; Ao meu ver, uma terceira via vitoriosa seria surgir um nome diferente dos que circulam há muito tempo na política e que tenha coragem para enfrentar essa polarização que até o momento tem se mostrado inevitável!

Faltando 1 ano para a campanha, pelo que vejo, a terceira via não empolga, existe um eleitorado para isso, mas os nomes não empolgam a população!
Se este nome vai aparecer, ninguém sabe !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).