Alvo de críticas após ter disseminado informações falsas sobre as urnas eletrônicas na última quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro voltou a sustentar neste sábado a necessidade de mudanças no atual sistema de votação. Durante evento com motociclistas em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, ele defende…
CONTINUE LENDO »sábado, 31 de julho de 2021
PDT 'nacional e estadual vão trilhar em sintonia', diz Carlos Eduardo após encontro com ministro
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, minimizou o encontro que teve com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, visto como uma reunião política com possibilidade de aliança entre os dois. Questionado pelo blog Tulio Lemos a respeito do encontro entre dois adversários políticos, de ideologias e partidos diferent…
CONTINUE LENDO »Motociclista morre vítima de colisão carro com moto na BR 110 em Mossoró
José Maria de Menezes, natural de Governador Dix-Sept Rosado, de 60 anos de idade, morreu no início da noite de sexta-feira, 30 de julho, vitima de colisão de moto com uma carreta mulk. O acidente aconteceu no Distrito de Piquiri, localizada as margens da BR 110, zona rural de Mossoró. Segundo informações, José Mari…
CONTINUE LENDO »Marinha emite alerta para frente fria e ondas de até 4 metros no RN
A orientação é de que, entre sexta e segunda-feira, embarcações de pequeno porte e pescadores evitem navegar.
Por NOVO Notícias
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), divulgou nota informando que a passagem de uma frente fria próxima ao litoral brasileiro pode ocasionar ondas de até quatro metros de altura no litoral potiguar entre a noite desta sexta-feira (30) e a manhã de segunda-feira (2).
O avanço do sistema meteorológico também pode afetar o litoral dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
A orientação é de que, neste período, embarcações de pequeno porte e pescadores evitem navegar e embarcações de médio e grande porte redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança. Outra recomendação é de que seja evitada a prática de esportes no mar.
Seleção masculina de futebol elimina Egito e vai disputar 8ª semifinal olímpica
Matheus Cunha marcou o gol da vitória por 1 a 0 que garantiu o País na fase seguinte do futebol masculino.
Por Agência Estado
Mesmo com um futebol sem brilho, a seleção brasileira masculina de futebol derrotou o Egito, por 1 a 0, neste sábado, em Saitama, e se classificou para a oitava semifinal olímpica. Na terça-feira, o Brasil, ouro na Rio-2016, vai tentar uma vaga na final dos Jogos de Tóquio, em Kashima, diante de México ou Coreia do Sul. Espanha e Japão se enfrentam na outra semifinal.
A seleção teve muita dificuldade para furar o bloqueio egípcio, composto por dois ‘paredões’ de quatro jogadores. Claudinho não foi o armador necessário e Daniel Alves, atuando mais como meia, participou pouco das atividades ofensivas.
Com isso, a primeira boa oportunidade foi do Egito, aos 13 minutos, quando após levantamento na área, a bola sobrou para Akram Tawfik, que cabeceou com perigo. Mais uma vez a zaga brasileira apresentou falhas no posicionamento.
O Brasil continuou com problemas na armação das jogadas. Só aos 28, o time de Andre Jardine mostrou entrosamento. Claudinho, Matheus Cunha e finalização de Richarlison, que explodiu no peito do goleiro El Shenawy. Mais cinco minutos e nova boa participação de Richarlison, que rolou para Claudinho acertar a zaga e Douglas Luiz mandar para fora.
Com o Egito omisso no ataque, o Brasil finalmente abriu o placar, aos 36 minutos. Em rápida jogada, após falha na marcação egípcia, Claudinho tocou para Richarlison, que só rolou para a finalização perfeita de Matheus Cunha: 1 a 0.
Mesmo sem muita inspiração no ataque, o Brasil quase ampliou no último minuto da primeira etapa, quando Douglas Luiz levou perigo em uma cobrança de falta, mas a bola passou perto.
No segundo tempo, o Brasil com um minuto quase ampliou com Matheus Cunha, que parou na boa saída da meta de El Shenawy. Aos oito, o atacante, com um problema muscular, teve de ser substituído por Paulinho. O time sentiu e diminuiu o ritmo. Jardine percebeu e colocou Reinier e Malcom em campo.
As alterações deram maior ânimo ao time. Aos 21, Paulinho recebeu de Daniel Alves, mas finalizou em cima de El Shenawy. Ao perceber que o limitado Egito cansou na etapa final, o Brasil passou a tocar mais a bola, teve mais espaço para criar, mas não teve talento para se impor e obter uma vitória mais convincente.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 0 EGITO
BRASIL – Santos; Daniel Alves, Nino, Diego Carlos e Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães e Claudinho (Reinier); Antony (Malcom), Matheus Cunha (Paulinho), Richarlison (Gabriel Menino). Técnico: André Jardine.
EGITO – El Shenawy; El Eraki (Ashour), Osama Galal, Hegazy, El Wench e Fotouh; Akram Tawfik, Taher Mohamed (Maher) e Ramadan Sobhi; Mohsen e Rayan (Mohsen). Técnico: Shawky Gharib.
GOLS – Matheus Cunha, aos 36 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Chris Beath (AUS).
CARTÕES AMARELOS – Antony, Akram Tawfik.
LOCAL – Saitama.
SÃO RAFAEL É A PRIMEIRA CIDADE DO RN A VACINAR PESSOAS DE 18 ANOS SEM COMORBIDADES CONTRA COVID
Uniformes sociais usados por atletas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio foram produzidos no RN
Ginasta Flávia Saraiva posa com uniforme do COB produzido no RN — Foto: Divulgação |
OMS ALERTA QUE VARIANTE DELTA PODE DOMINAR O PAÍS; VEJA OS CUIDADOS
Via Blog do Robson Freitas
Giovani, da dupla com Gian, sofre acidente de carro
Via NOSSO PARANÁ RN
JUSTIÇA CONDENA EX-PREFEITO DE CIDADE DO RN POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Via RN POLITICA EM DIA
Em uma ação civil movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Juízo da 3ª vara da Fazenda Pública de Mossoró condenou o ex-prefeito de Governador Dix-Sept Rosado Anaximandro Rodrigues do Vale Costa ao ressarcimento de danos causados ao erário, ao pagamento de multa civil correspondente ao valor do dano. O ex-gestor também teve os direitos políticos suspensos por cinco anos e, ainda, está proibido de contratar com o poder público por cinco anos ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.
Também foram condenados: Ériko Cruz de Araújo, beneficiário da contratação ilícita; Moisés Ferreira de Araújo e Francinaldo Pires da Silva, ex-tesoureiro e ex-secretário de obras; Joseau Rubens de Andrade e Magnos Kelly de Freitas Oliveira, também licitantes; e Lilia Mara de Menezes, Francileide da Costa Morais e Azenate da Silva Honorato Sales, ex-membros da comissão de licitação.
No processo, restaram demonstradas inúmeras irregularidades graves na contratação para a compactação do lixo da cidade, dentre elas, a montagem e simulação do processo da licitação fraudada, contratação de pessoa física, e não jurídica, para a execução do contrato, não existindo maquinário, estrutura ou mão de obra para sequer participarem da licitação, empenho realizado antes mesmo da assinatura do contrato, etc.
Na sentença, a Justiça afirmou que “agentes ímprobos se valem da modalidade convite, em razão das facilidades que esse tipo de licitação apresenta, visando a indicação e o favorecimento de pessoas que lhes são próximas, como é o caso dos autos”.
Conforme comprovado, o vencedor do certame, Ériko Cruz de Araújo, é casado com a filha do ex-vice-prefeito, que renunciou ao cargo, juntamente com o gestor máximo anterior, pai do prefeito agora condenado, a fim de que o filho deste último assumisse a chefia do Executivo.
A Ação Civil Pública tramitou em Mossoró sob a condução da 7ª Promotoria de Justiça, com realização de audiências de instrução e demais atos processuais.
Fonte: Política em Foco
GOLPISTA PAGA DÍVIDA COM NOTA DE R$ 420 E AINDA RECEBE TROCO
Via Barriguda News
sexta-feira, 30 de julho de 2021
Participe do Grupo no Facebook do Blog PATU EM FOCO!
* Participe do Grupo no Facebook do Blog PATU EM FOCO, através deste link: https://www.facebook.com/groups/1402260543319288
Bolsonaro diz que auxílio emergencial pode continuar em 2022
Segundo o presidente, caso a pandemia da covid-19 continue fora de controle, governo vai pagar benefício no ano que vem. “Temos que gastar dinheiro para atender aos mais necessitados até que a economia volte a sua normalidade”, afirma.
Por Agência Estado
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que, se a pandemia da covid-19 permanecer no Brasil, o governo federal planeja manter o auxílio emergencial para a população. “A gente espera que, com a vacina e com a questão da pandemia sendo dissipada, não seja mais preciso isso (auxílio emergencial) mas, se porventura continuar, nós manteremos o auxílio emergencial”, declarou o presidente, sem dar maiores detalhes, em entrevista à 89 FM (SP), na manhã desta sexta-feira (30).
A fala representa uma mudança de discurso do chefe do Executivo, que durante todo o ano passado criticou o beneficio, à época, no valor de R$ 600. Bolsonaro inclusive chegou a declarar que gostaria de destinar o valor usado para pagar o auxílio para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, investir em obras públicas. Em diversas declarações, Bolsonaro argumentou que manter o auxílio “quebraria o País”, e que o governo não poderia manter o benefício por muito tempo pois ele só aumentava a dívida da União. A resistência do Executivo em estender o auxílio, mesmo com valores mais baixos, levou o benefício a ser suspenso nos primeiros três meses do ano.
Apesar da possibilidade de extensão, conforme o presidente avalia, a “economia formal está indo bem”, mas benefícios como auxílio emergencial e o Bolsa Família devem ser analisados, uma vez que gastam grande quantidade de dinheiro público. “Temos que pensar nisso, e gastar dinheiro nisso, ou se endividar, o que é a palavra mais correta, para atender aos mais necessitados até que a economia volte a ser normalizada”, declarou Bolsonaro, que afirmou que hoje terá mais uma reunião com a Economia onde será acertado o novo valor do Bolsa Família.
Bolsonaro reforçou que o governo deve apresentar até o início de agosto uma medida provisória (MP) reformulando programas sociais e que o benefício médio do novo Bolsa Família deve subir 50% ou mais, diante da inflação. Hoje, o Bolsa Família paga, em média, cerca de R$ 190 por família. Com 50% de reajuste, esse valor chegaria a R$ 285.
Com tom otimista para a vacinação, o chefe do Executivo manteve a promessa feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que a vacinação no País deve ser finalizada até o final do ano. “Nossa programação foi bem feita e está sendo executada”, afirmou o presidente. Mesmo reconhecendo o progresso da campanha de vacinação nacional, Bolsonaro reiterou que a imunização não será obrigatória à população.
Servidores do RN recebem restante do salário de julho neste sábado (31), diz governo
Servidores que recebem acima de R$ 4 mil recebem 70% dos vencimentos, após terem recebido 30% no dia 15 de julho.
Dinheiro — Foto: Jonathan Lins / G1
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai concluir o pagamento de julho neste sábado (31) com o depósito, ao longo do dia, de quase R$ 195 milhões na conta de mais de 50 mil servidores do Estado.
De acordo com o governo, mais de 60 mil trabalhadores - que ganham até R$ 4 mil - já receberam o salário integral no dia 15 de julho.
Outros 33 mil, que têm vencimentos maiores, tiveram 30% adiantados. Ao todo, foram pagos R$ 494,2 milhões.
Neste sábado, os servidores que ganham mais de R$ 4 mil (valor bruto) receberão os 70% restantes do salário.
Os trabalhadores lotados em pastas com recursos próprios, a exemplo da categoria da Educação e Detran receberão o salário integral.
Fonte: G1RN
Itapemirim Transportes Aéreos começa a operar no RN neste domingo
Por NOVO Notícias
Em mais uma ação para fomentar o turismo potiguar, o Estado do Rio Grande do Norte celebra o voo inaugural da ITA no próximo dia 02 de agosto, uma articulação realizada por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) em conjunto com o trade turístico potiguar.
O voo sairá do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) no dia 01, às 21h30, chegando em Natal no dia 02, às 2h30. Durante o voo os passageiros receberão o kit promocional do destino e na chegada acontecerá o batismo da aeronave e uma recepção para os passageiros no aeroporto.
A secretária de Turismo, Aninha Costa, o presidente da Emprotur, Bruno Reis, estarão presentes para prestigiar o primeiro voo da companhia com destino ao Rio Grande do Norte. “Ampliar a conectividade do RN é uma das metas do intenso trabalho de articulação do Governo da Professora Fátima Bezerra para fomentar a atividade turística no Estado, uma série de ações promocionais estão desenhadas para estimular a venda do RN com a ITA”, declara a Secretária de Turismo, Aninha Costa.
Também acompanharão o voo, o CEO e o vice-presidente corporativo da Itapemirim, Adalberto Bogsan e Adilson Furlan, o secretário de turismo do município de Natal, Fernando Fernandes, Abdon Gosson, presidente da ABIH/RN e a gerente executiva da ABIH/RN, Gabriela Duarte, juntamente com jornalistas e criadores de conteúdo.
Seleção feminina perde para o Canadá nos pênaltis e está eliminada
O zero no placar persistiu por todo o tempo normal e na prorrogação, levando o jogo para os pênaltis.
Por Agência Brasil
Em um jogo de pouca inspiração e com erros de sobra em Miyagi, a seleção brasileira feminina de futebol perdeu para o Canadá nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal e deu adeus nesta sexta-feira ao sonho do ouro olímpico ao parar nas quartas de final da Olimpíada de Tóquio. As brasileiras tentaram de várias maneiras, mas não encontraram um jeito de superar a retranca das canadenses, que foram mais eficientes nas penalidades. Bárbara até pegou a cobrança de Sinclair, a craque das canadenses, mas Andressa Alves e Rafaelle pararam na goleira Labbé.
Em busca de sua terceira medalha em olimpíadas – levou o bronze em Londres-2012 e no Rio-2016, o Canadá vai encarar nas semifinais o vencedor de Holanda e Estados Unidos, que se enfrentam ainda nesta sexta, em Yokohama. O Brasil, dono de duas pratas em Atenas-2004 e Pequim-2008, repetiu a campanha de Londres ao ser eliminado antes das semifinais e ficar fora da disputa pelo bronze pela segunda vez.
O jogo marcou um duelo particular entre Marta e Christine Sinclair. As duas são concorrentes diretas na briga pela artilharia geral do futebol feminino olímpico. O recorde pertence à brasileira Cristiane, com 14 gols. Como nenhuma das duas balançou as redes, Marta continua com 13, e Sinclair com 12
Brasil e Canadá dividiram os poucos momentos de protagonismo na primeira etapa. Faltaram criatividade na armação das jogadas e efetividade na conclusão delas. As brasileiras tiveram um início melhor e levaram perigo ao gol adversário pela primeira vez com Tamires, em arremate de esquerda que saiu por cima da meta.
As canadenses subiram a marcação e passaram a incomodar. Na melhor chance, Sinclair, a craque da equipe, não dominou bem e a bola ficou com a goleira Bárbara. Mas a principal oportunidade do primeiro tempo foi do Brasil, com Debinha. A atacante pressionou a zagueira Gilles até roubar a bola, mas chutou em cima da goleira Labbé.
Houve também uma marcação de pênalti para a equipe brasileira em lance envolvendo Duda na área, mas a árbitra francesa Stephanie Frappart reviu o lance no monitor do VAR e mudou de ideia, cancelando a penalidade.
No segundo tempo, o roteiro foi semelhante ao do primeiro: muitos erros de passe, ausência de criatividade e falha na poucas finalizações. O Brasil dominou os primeiros minutos, mas foi o Canadá quem ficou mais perto de tirar o zero do placar e a pasmaceira do duelo. Após a falta cobrada da esquerda, Gilles subiu mais que Bruna Benites e cabeceou no travessão, para o alívio da goleira Bárbara.
A equipe da técnica Pia Sundhage apresentou uma leve melhora a partir da entrada de Ludmila na vaga da sumida Bia Zaneratto. A veloz e habilidosa atacante flutuou nas duas pontas para encontrar espaços, deu trabalho para a zaga rival, mas jogou por vezes sozinha pelos lados, sem a aproximação de suas companheiras.
O Brasil retomou o domínio da partida nos minutos finais e se lançou ao ataque. Mas era um domínio quase inócuo. Sem encontrar brechas na zaga rival, a solução foi arriscar de fora da área. Debinha tentou e Labbé espalmou no canto esquerdo. Já Angelina concluiu da intermediária para fora, sem perigo. Nos acréscimos, a incansável Ludmila recebeu lançamento da Érika nas costas da defesa e dividiu com a goleira, que pegou a bola em dois tempos. Sem inspiração e gols, o jogo se encaminhou à prorrogação.
A seleção brasileira procurou mais o gol também no tempo extra e Pia, enfim, lançou mão de Andressa Alves. Mas com Debinha mal, Ludmila isolada no ataque e Marta extenuada, a equipe não foi capaz de furar o bloqueio defensivo canadense.
Nos minutos finais, a pressão foi intensificada mesmo sem muita organização. Duda viu sua finalização sair próxima da trave e Labbé evitou o gol de Érika em cabeceio no canto no penúltimo minuto. Nos pênaltis, brilhou a estrela da goleira Labbé, que defendeu as cobranças de Andressa Alves e Rafaelle.