Muito se fala sobre o bullying -violência física ou psicológica- nas escolas. Mas ele também existe na vida profissional. Segundo Gabriela Caiuby, 36 anos, consultora da People & Results, os motivos que levam crianças à prática podem ser encontrados de formas um pouco mais sutis no ambiente de trabalho.
Veja abaixo quatro indícios de que você mesmo está praticando bullying sem mesmo se dar conta disso.
EXCLUINDO PESSOAS – Aquele almoço ou passeio em equipe que sempre deixa uma pessoa de fora é desagradável. A pessoa excluída pode se sentir preterida e achar que não é bem-vinda no ambiente em que trabalha.
FORMANDO PANELINHAS – Pessoas próximas que trabalham juntas podem excluir quem não participa do “grupinho”, negando oportunidades por questões de relacionamento e não meritocráticas.
APARÊNCIA – É comum que novos funcionários sejam julgados quando chegam a uma empresa, principalmente em relação à aparência. Antes de formar opiniões, conheça o potencial de cada um.
TI-TI-TI – Todo mundo percebe quando está rolando um boato ou fofoca na empresa, principalmente quando se refere a alguém específico. A prática, além de deselegante, é extremamente indelicada.
Via Blog do Robson Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).