sábado, 28 de setembro de 2013

REDE RECORD COMPLETOU ONTEM 60 ANOS, VAMOS CONHECER UM POUCO DA 2ª MAIOR EMISSORA DO PAÍS

record-60
6 décadas!

A Rede Record é a emissora mais antiga em atividade no país. Nesta sexta-feira (27), a emissora completa nada mais, nada menos que 60 anos de existência. A história da emissora contém altos e baixos, e como qualquer instituição comercial, tem suas polêmicas. Em comemoração ao 60° aniversário da emissora paulista, o TV Foco preparou um post comemorativo que mostrará ao leitor um pouco mais sobre o canal.

Primeira fase (1953-1969)
A emissora que pertencia ao empresário Paulo Machado de Carvalho estreou em 27 de setembro de 1953 às 20h53, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. Neste período inicial se destacaram os programas musicais.
Nos anos 60, iniciaram-se os anos dourados do canal, onde o mesmo conquistou a liderança tão almejada nos dias atuais. Os grandes festivais de MPB foram o grande destaque da época, festivais estes que futuramente seriam esquecidos pelo público que voltava sua atenção para as novelas da TV Tupi e da recente Globo. Os vários incêndios acontecidos no canal foram a gota d’agua para a decadência do canal na época.

Segunda fase (1970-1988)
Em 1970 a emissora passa a ser de Silvio Santos, atual dono do SBT. Nesta fase, a emissora continua consolidada na vice-liderança e estreou o até hoje existente “Jornal da Record”.
A familia trapo_golias
Ronald Golias foi sucesso na “Família Trapo”

Na década de 1980, a emissora funcionou por alguns anos praticamente como uma retransmissora do SBT. O jornalismo passa a ser então o principal carro-chefe na programação do canal;

Terceira fase (1989-2003)
Prestes a falir, foi vendida ao empresário e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Marcedo. Comentou-se na época que a emissora poderia se tornar um canal religioso – até cogitou-se a mudança do nome da emissora para Reino de Deus, o que não se confirmou nos anos seguintes, havendo, porém, alguns programas desta igreja, sobretudo no horário da madrugada.

Na gestão de Edir Marcedo, a emissora deixa de ser local para vir a expandir-se por todo o Brasil e passa a autodenominar-se Rede Record de Televisão.
148_2949-ana1
“Note e Anote”, programa de Ana Maria Braga na Record

O investimento foi grande, e Edir Macedo passou a contratar artistas de outras emissoras para compor o elenco do canal. Ana Maria Braga, Ratinho, Eliana, Fábio Jr, Milton Neves, Sonia Abrão foram alguns dos nomes da época.

O telejornalismo também era destaque. A emissora estreou o”Cidade Alerta” com o apresentador Marcelo Rezende, Boris Casoy estreou no “Jornal da Record”, e com um investimento milionário foi lançado o “Fala Brasil” e o “Repórter Record”.

Outro destaque foi a decisão de voltar a investir em teledramaturgia que no período rendeu pouca audiência.

Quarta fase (2004-atual)
Esta foi a fase que marcou a volta do canal a disputar os primeiros lugares no ranking da TV aberta nacional. Com o slogan “A Caminho da Liderança”, a Record passou a investir em uma programação diversificada com jornalistas vindo de outras emissoras e teledramaturgia de sucesso.

Teledramaturgia
A emissora que até então não tinha obtido êxito com suas novelas, deu uma grande virada. Vindo da Globo, Tiago Santiago produziu o remake da novela “A Escrava Isaura” e logo depois, a novela “Prova de Amor” que chegou a liderar sobre o “Jornal Nacional” da Globo.
mutantesoe4
A triologia “Os Mutantes” foi grande sucesso na Record
Vidas Opostas”, “Bicho do Mato”, Poder Paralelo”, “Chamas da Vida”, e “Vidas em Jogo” são os maiores sucessos na teledramaturgia do canal que também passou a produzir minisséries de grande audiência como “Rei Davi” e “José do Egito”.

Jornalismo
O “Domingo Espetacular”, passou a fazer parte da grade da emissora recebendo grande audiência. Os outros telejornais também passaram por mudanças e passaram a ter novos apresentadores. Adriana Araújo, Paulo Henrique Amorim, Celso Freitas, Ana Paula Padrão, Marcos Humel, Roberto Cabrini, Marcelo Rezende são alguns dos nomes do jornalismo verdade, como diz o slogan da emissora.

Programas de sucesso
Hoje em Dia – Este com certeza foi um dos, se não o maior acerto da Record. A revista eletrônica estreou mostrando uma nova forma de fazer televisão e triplicando a audiência da Record no horário.

O Melhor do Brasil – Com a apresentação de Márcio Garcia, estreava o programa que no início era focado diretamente a quadros de namoro e etc. Rodrigo Faro passou a apresentar o programa sendo bastante elogiado pela crítica e atualmente compondo a grade de domingo com a atração.
DANÇA GATINHO_CHAHESTIAN (130)p
“Dança gatinho, dança!” foi um quadro de grande sucesso do programa de Faro
Tudo é Possível – Na apresentação de Eliana, o programa se mostrou ao telespectador como uma nova opção para os domingos. Com a volta de Eliana para o SBT, a atração passou a ser comandada por Ana Hickmann e futuramente cancelado pela baixa audiência.

A Fazenda – Apresentado por Brito Jr, o reality rural logo na primeira temporada mostrou excelente desempenho tanto em audiência quanto em repercussão. Atualmente a emissora exibe os momentos finais da 6ª temporada da atração.

Crise na audiência
Depois de um longo período de vice-liderança, a emissora passou a ter sua segunda colocação ameaçada. No final de 2012, o SBT que havia estreado a novela “Carrossel” durante alguns meses foi vice-líder em audiência deixando a Record em terceiro lugar, posto esse que voltou a ser ocupado pelo SBT já que a emissora da Edir Marcedo com bastante investimento conseguiu novamente a vice-liderança.
Rede_Record_logo_2012
Parabéns Record, pelos 60 anos!!!



FONTE: RD1 AUDIENCIA / Via Blog RGNews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).