quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Coordenadora do Proerd aponta que 80% dos crimes estão relacionados às drogas

Margarida Brandão explica que o consumo de drogas pelos jovens tem aumentado o número da violência e criminalidade no RN.

Marília Rocha, 
Gerlane Lima / Nominuto.com
O número crescente da violência e homicídios no Rio Grande do Norte – principalmente entre jovens – está relacionado às drogas. A informação foi confirmada pela coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Margarida Brandão em entrevista ao RN Acontece da Band, com o jornalista Diógenes Dantas na tarde desta quarta-feira (25).
“Hoje, 80% dos casos de homicídios e violência entre jovens está relacionado ao uso de drogas, ao acerto de contas. A droga esta por trás de tudo isso, porque muitas vezes o jovem compra a droga e não tem como pagar e então, fica obrigado a roubar, matar e acaba morto”, justifica.
A coordenadora do Proerd contou ainda que nos últimos 10 anos, a questão do crack bateu recorde na região Nordeste. “Precisamos de políticas públicas voltadas para os jovens, precisamos construir quadras públicas e tem incentivo para que os jovens procurem o esporte, a igreja, a música e fuja das drogas”, comentou Margarida Brandão.
Militante há 12 anos no Programa, a coordenadora comentou na entrevista que o Rio Grande do Norte é “referência” com 500 atendimentos e 110 policiais atuando no programa.
Durante a entrevista, a tenente Margarida contou que as denúncias de pedofilia tem sido cada vez mais constante com centenas de atendimentos que são encaminhadas ao conselho tutelar para avaliação. “Vamos receber a conselheira Tânia Guerreiro, referência no atendimento às denúncias de pedofilia e que irá capacitar a equipe para esse tipo específico de violência”, contou.
A coordenadora do Proerd ressaltou ainda que o foco de atuação da equipe é direcionado as crianças de 10 anos, que estudam no 5º ano. “Nosso foco são os adolescentes de 12 anos que recebem influencia em grupos sociais e pressão dos amigos. Por isso tentamos preparara esses jovens e encaminha-los para outro meio como o esporte e a educação”, comentou.
O projeto Ronda Escolar também foi alvo de comentários. “Nossa equipe tem mais de 110 policiais nas escolas dando proteção aos alunos no caminho das escolas e internamente também”, comemora.
De acordo com a última pesquisa do “mapa da Violência 2013”, a capital do Rio Grande do Norte, Natal é considerada um novo polo de violência e registrou o maior crescimento de homicídios de pessoas entre 15 e 24 anos no Brasil com índice de 267,3%.
A equipe do Proerd atende diariamente no Caic de Lagoa Nova ou pelo telefone, 3232 2396.
Via Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).