sábado, 17 de setembro de 2022

Ensino médio do RN é o pior do Brasil; ensino fundamental está entre piores

Via Barriguda News


Os quase 500 dias sem aulas presenciais deixaram marcas fortes na rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte. Pelos números divulgados nesta sexta-feira (16), os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mostraram o RN em último lugar no ensino médio e nas piores colocações do ensino fundamental, tanto nos anos iniciais, quanto nos anos finais.

No ensino médio, por exemplo, o Rio Grande do Norte teve 2,8 de nota. O segundo pior foi o Pará, com 3 e o Amapá, com 3,1.

Nos anos finais do ensino fundamental, o RN teve a nota de 4,4, empatado com o Pará e a frente apenas do Maranhão (4,3) e Amapá (4,1). No caso dos anos iniciais, o RN ficou empatado com Maranhão e Pará e a frente só do Amapá.

BRASIL

Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nacionalmente, mostraram uma queda no aprendizado de língua portuguesa e matemática em todas as séries, no entanto, na comparação com os dados de 2019, houve pouca variação no aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática. Vale destacar que o número de alunos que participaram da prova foi menor que de edições anteriores, interferindo diretamente no resultado.

Chama a atenção o nível de alfabetização dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental: o número de alunos que não conseguem escrever adequadamente ao que é esperado pela idade, nem têm condições de compreender aquilo que leem aumentou em 24,5 pontos em comparação a 2019. Já a proficiência em matemática entre alunos do 5º ano do ensino fundamental caiu para índices próximos aos de 2013, uma queda de 11 pontos se comparado ao resultado de 2019.

IDEB

O principal índice de avaliação da qualidade da educação, o Ideb varia numa escala de 0 a 10 sendo resultado do Saeb, uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes que participam. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.

Foram avaliados estudantes de escolas públicas de 5.º e 9º ano do ensino fundamental e dos últimos anos do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos do 9.º ano também foram avaliados nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. As provas foram aplicadas em amostras.

Fonte: 96FM

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