domingo, 7 de fevereiro de 2021

REITOR ELEITO DO IFRN, JOSÉ ARNÓBIO TOMA POSSE QUASE UM ANO APÓS INTERVENÇÃO

Via Barriguda News


Tendo perdido um ano do mandato, José Arnóbio de Araújo Filho, reitor eleito para a gestão 2020-2024 do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), finalmente tomou posse nesta sexta-feira (5). A transmissão do cargo foi realizada por Wyllys Farkatt, reitor do Instituto entre 2016 e 2020, sem a presença do interventor Josué Moreira, que estava no cargo desde 20 de abril e sequer havia participado do pleito em 2019.

A solenidade foi realizada de forma online, transmitida pelo canal do YouTube IFRN Oficial, com apresentação da equipe gestora sistêmica e dos diretores-gerais dos 22 campi, contando com a presença da governadora Fátima Bezerra, que ressaltou a importância do evento para a manutenção da democracia.

“Todos nós sofremos muito durante esse período porque a intervenção que se estabeleceu através do ato ditatorial do presidente da República e do ministro da Educação desrespeitando a soberania popular se constitui em grave injustiça”, disse a governadora.

Fátima Bezerra aproveitou a oportunidade para anunciar que enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei com o objetivo de extinguir a lista tríplice, o que garantirá a eleição direta na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, que também está sob intervenção, assegurando juridicamente que será nomeado o candidato mais votado na eleição.

Ela também lembrou que anunciou recentemente investimento de R$ 240 milhões para a rede pública do estado, parte para ampliação da rede de educação profissional.

Em seu discurso, o reitor recém-empossado também falou sobre democracia e liberdade: “Somos uma instituição que liberta, que emancipa e respeita as diferenças, que valoriza a liberdade e propicia a liberdade de sonhar”, disse, ao citar Rubem Alves: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”.

Arnóbio completou atribuindo a essa educação libertadora o preconceito de setores conservadores o Instituto. “Deve ser por isso que amedrontamos quem não conhece essa instituição por dentro”.

O professor Maurílio Gadelha Aires, do IFRN Natal-Central, foi convidado a falar sobre o reitor, a quem elogiou. “Alguém com preocupações sociais, engajado na boa luta política e dedicado de maneira muito intima a esta instituição que abraçou e pela qual vem dedicando boa parte de sua vida”, resumiu.

A cerimônia contou também com apresentação do Coral Jovem Popular do campus Natal Central do IFRN e finalizada por Nara Costa e Valdir Ribeiro.

*Fonte: Saiba Mais/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).