terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Após chuva de 140 mm, barragem sangra na região Seridó potiguar; veja vídeo

Via Blog do João Moacir




A barragem do Sacramento, localizada entre os municípios de São João do Sabugi e Caicó, na região Seridó do estado, começou a sangrar na manhã desta terça-feira (16). Moradores do Assentamento Sacramento registraram imagens do momento.

De acordo com informações do coordenador do Centro de Apoio ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piramhas-Açu, Emídio Gonçalves, na noite dessa segunda-feira (15) e madrugada de terça (16) choveu cerca de 140 mm na localidade.

O reservatório fica em uma área particular e tem capacidade para armazenar cerca de 1 milhão de m³. A barragem Sacramento não é monitorada pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) e é utilizada principalmente pelos agricultores das comunidades que ficam na região. A água a sangria vai para o reservatório Carnaúba, no município de São João do Sabugi.

Chuvas
De acordo com o boletim diário de chuvas da Emparn, das 7h de segunda-feira (15) até às 7h desta terça-feira (16), os pluviômetros registraram chuvas em 69 municípios do estado.

O doutor em climatologia, professor José Espínola, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), explica que as chuvas desse fim de semana em várias regiões do estado ainda não são indicativos de que o período chuvoso começou.

“Essas chuvas que aconteceram durante o fim de semana devem se prolongar por mais uns dois ou três dias. Mas ainda são chuvas isoladas. Não podemos acreditar que já chegou o período chuvoso. A meteorologia já vem desde janeiro prevendo esse atraso no início do período chuvoso. Cada ano de chuva aqui pra nossa região é diferente um do outro. A expectativa para esse ano é de um período chuvoso atrasado e curto, que se concentra praticamente nos meses de março e abril”, explica o especialista.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).