terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Roberto Jefferson começa a cumprir pena em presídio de Niterói (RJ)


Ex-deputado recebeu mandado de prisão na tarde de segunda (24).
Jefferson pode cumprir pena em regime semiaberto dentro de instituto penal.

Flávia JannuzziRio de Janeiro, RJ
O ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão, começou a cumprir pena em um presídio em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ele foi condenado a sete anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Jefferson recebeu o mandado de prisão em casa, em Levy Gasparian, interior do estado do Rio, no início da tarde. Antes de ser levado pela Polícia Federal, ele deu uma entrevista. “Eu estou preso, fui condenado e não tenho o que esconder”, disse o ex-deputado.
Roberto Jefferson é o delator do mensalão, esquema comandado por José Dirceu e outros membros do PT, com uso de dinheiro público, para a compra de apoio político de parlamentares no Congresso durante o primeiro governo Lula. Em 2005, ele provocou o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, que prestava depoimento ao Conselho de Ética. “Tenho medo de vossa excelência porque vossa excelência provoca em mim os instintos mais primitivos”, afirmou na ocasião. Em seu depoimento, também no Conselho de Ética, Jefferson disse que havia avisado Dirceu sobre a existência do mensalão. "Disse isso a ele: 'ô Zé, tem um negócio ruim que está acontecendo e está um buxixo na casa e está ruim'. O que é? O tal do mensalão! O Delúbio está repassando dinheiro para partidos da base que estão distribuindo para os seus deputados um mensalão de R$ 30 mil", disse o ex-deputado.
O político condenado responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na segunda-feira (24), ele passou por exames no Instituto Médico Legal, e por uma triagem no presídio Ari Franco, na zona norte da cidade. No fim da tarde, já de uniforme, Roberto Jefferson, que em 2012 retirou um tumor no pâncreas, foi avaliado em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na zona oeste.
Por volta de 20h30, o carro da polícia que levava o político chegou ao Instituto Penal Coronel PM Francisco Spárgoli Rocha, em Niterói. Roberto Jefferson foi condenado a sete anos e 14 dias de prisão. No instituto penal, ele vai cumprir pena em regime semiaberto. Se a justiça autorizar, poderá sair durante o dia para trabalhar e voltar para dormir na cadeia. Das 13 unidades que recebem presos sob esse regime no estado do Rio, esta é considerada a mais moderna e funciona há apenas cinco anos.
Jornal da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).