quarta-feira, 31 de julho de 2013

Fátima defende mais recursos para avanço da educação no IDHM



A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) ressaltou nesta terça-feira, 30/07, que os indicadores educacionais entre 1991 e 2010 divulgado na segunda-feira, 29, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), melhoraram no país, mas é preciso ampliar os recursos destinados a Educação.


De acordo com o relatório, em 1991, o Brasil possuía um IDHM em Educação de 0,279 e, ao longo de duas décadas, o país avançou 0,358 pontos, chegando a um índice de 0,637 em 2010, obtendo um crescimento de 128% no período.

Segundo a deputada, é inegável os avanços da educação na última década do governo do Partido dos Trabalhadores. “Estamos certos que precisamos investir cada vez mais na educação. Daí a necessidade de aprovar o Plano Nacional de Educação com um financiamento robusto, ou seja, 10% do PIB e os royalties para o setor, para que nos próximos 10 anos, avancemos cada vez mais no que diz respeito a universalização e ampliação do acesso a educação, com um ensino de qualidade e valorização do professor brasileiro”, disse.

Saiba mais


O IDHM adapta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para a realidade dos municípios, de acordo com as especificidades locais. Para o cálculo são consideradas três dimensões: educação, longevidade e renda. Na comparação entre os dados de 1991 e 2010, o IDHM no Brasil subiu de 0,493 (baixo) para 0,727 (considerado alto), obtendo avanço de 47,5% em duas décadas. Quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento do município.


Via Blog A Folha Patuense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).