sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Pesquisas: vejam as corridas eleitorais em SP, Rio, BH, Salvador e Recife



SÃO PAULO
O Datafolha fechou nova pesquisa sobre a corrida pela prefeitura de São Paulo. Revela que o líder Celso Russomanno caiu cinco pontos percentuais. Em sondagem divulgada no dia 20, tinha 35%. Agora, amealha 30%.
José Serra (PSDB) oscilou um ponto para cima. Foi de 21% para 22%. Aparece à frente de Fernando Haddad (PT), que oscilou três pontos percentuais para o alto, de 15% para 18%.
O blog apurou que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Significa dizer que Serra e Haddad continuam disputando o segundo lugar estatisticamente empatados.
O empate se dá nos dois extremos da margem de erro. No seu melhor cenário, Haddad teria, no topo da margem, 20%. No seu pior cenário, Serra teria, no piso da margem, idênticos 20%.
Os dados do Datafolha diferem dos números expostos na última sondagem doIbope, divulgada há dois dias. Nessa pesquisa, Russomanno apareceu com 34% das intenções de voto. Verificou-se um empate técnico entre Serra e Haddad. Porém, o candidato do PT, com 18%, foi acomodado pela primeira vez em posição numericamente superior à de Serra, com 17%.
RIO DE JANEIRO
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, mantém a liderança nas intenções de voto na cidade, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27). Pela primeira vez desde o início da campanha, o deputado Marcelo Freixo (PSOL) não apresentou alta significativa.
De acordo com o levantamento, encomendado pela Folha em parceria com a TV Globo, Paes tem 55% das intenções de voto, contra 19% de Freixo. Ambos oscilaram positivamente um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, realizada há duas semanas.
Os demais candidatos estão empatados tecnicamente. Os deputados Rodrigo Maia (DEM), Otávio Leite (PSDB) e Aspásia Camargo (PV) aparecem com 4%, 3% e 2%, respectivamente –mesma pontuação apresentada no último levantamento. Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL) alcançaram 1%. Antônio Carlos (PCO) não pontuou.
Declararam votar nulo 8% dos entrevistados, enquanto 7% deles disseram não saber em quem votar. O Datafolha ouviu 1.461 pessoas entre terça (25) e quarta-feira (26). A pesquisa foi registrada sob o número 126/2012 no Tribunal Regional Eleitoral do Rio.
O resultado mostra larga vantagem do peemedebista. Ele teria hoje, segundo a pesquisa, 65% dos votos válidos. O Datafolha simulou um segundo turno entre Paes e Freixo. Segundo o levantamento, o prefeito venceria com 61% dos votos, contra 30% do socialista.
BELO HORIZONTE
O petista Patrus Ananias diminuiu a distância em relação ao atual prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), mas não o suficiente para evitar a reeleição já no primeiro turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27) em parceria com a TV Globo.
Segundo o levantamento, Lacerda passou de 49% para 45% em um intervalo de duas semanas, enquanto Patrus oscilou de 31% para 32%. Entre as duas pesquisas, a diferença recuou de 18 para 13 pontos.
A pesquisa foi realizada nesta terça (25) e quarta (26). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Com a disputa polarizada entre os dois, contudo, pouco ajuda a Patrus a intenção de voto que têm os demais cinco candidatos. A soma não passa de 5%. Vanessa Portugal (PSTU) tem 3%. Maria da Consolação (PSOL) e Alfredo Flister (PHS), 1% cada um. Tadeu Martins (PPL) e Pepê (PCO) não atingiram 1%.
Para a disputa ocorrer em dois turnos, é preciso que a soma dos seis outros candidatos seja superior ao número de votos do líder da disputa.
Pelos votos válidos, que excluem brancos, nulos e eleitores indecisos, e é o critério de divulgação oficial dos resultados pela Justiça Eleitoral, Lacerda tem 55%, e Patrus, 39%.
SALVADOR
A dez dias da eleição, o candidato do PT à Prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino, ultrapassou pela primeira vez o democrata ACM Neto, aponta pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira (27) pela Rede Bahia, afiliada da TV Globo.
O petista, que tinha 27% de intenções de voto na consulta anterior, há duas semanas, subiu para 34%. Já o concorrente do DEM caiu de 39% para 31% no período.
A mudança de cenário acontece após a coligação do PT acusar o adversário de ser contra as cotas raciais em universidades públicas e relembrar o episódio em que ACM Neto ameaçou dar uma “surra” no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (em discurso de 2005), além do comício do próprio político, no dia 14.
Para completar, Pelegrino tem quase o triplo do tempo do rival no horário eleitoral gratuito.
Há um mês, ACM Neto tinha 40%, contra 16% de Pelegrino.
O radialista Mário Kertész (PMDB) oscilou de 6% para 7% e é seguido pelo candidato do PRB, Márcio Marinho, que tinha 3% e agora está com 4%.
A candidatura de Hamilton Assis (PSOL) manteve-se com 2%, e Rogério da Luz (PRTB) segue com 1%.
O índice dos entrevistados que votariam em branco ou nulo cresceu de 13% para 15%. Os indecisos passaram de 8% para 6%.
Os números são baseados em 805 entrevistas realizadas entre os dias 22 e 27 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
RECIFE
O candidato do PSB a prefeito de Recife, Geraldo Julio, conquistou mais oito pontos percentuais em duas semanas e alcançou 42% das intenções de voto, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27).
O levantamento, encomendado pela Folha, em parceria com a TV Globo, indica também que o candidato do PSDB, Daniel Coelho, ultrapassou numericamente o petista Humberto Costa na segunda colocação.
O tucano oscilou positivamente três pontos no mesmo período, passando de 19% para 22%. Já o petista manteve a trajetória de queda apontada nos levantamentos anteriores e caiu de 23% para 17%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, ambos estão em empate técnico no segundo lugar.
Mendonça (DEM) também oscilou negativamente, de 8% para 5%. Edna Costa (PPL) obteve 2%, enquanto Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados por 1% dos entrevistados, cada um.
Disseram que votariam em branco ou nulo 6%, enquanto 5% afirmaram estar indecisos. O Datafolha ouviu 1.146 eleitores em Recife nesta terça (25) e quarta (26).
VOTOS VÁLIDOS
Pela primeira vez nesse processo eleitoral, o Datafolha divulgou também os votos válidos, critério que exclui brancos, nulos e indecisos, e é a forma de divulgação oficial dos resultados pela Justiça Eleitoral.
Nessa situação, Geraldo Julio, com 47% das intenções de voto, ficaria a três pontos percentuais, mais um voto, de vencer no primeiro turno.
Daniel Coelho aparece com 25%, seguido de Humberto Costa, com 19%, e Mendonça, com 5%. Edna Costa surge em seguida, com 2% das citações. Jair Pedro e Numeriano têm 1% cada um.
Do Blog do BG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).