quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

RN ganha primeira fábrica para produção de biocombustível

A fábrica, instalada em Guamaré, funcionava como base tecnológica da Petrobras Biocombustível e começará a operar para o segmento comercial.


Por Virgínia França

O Rio Grande do Norte ganhou a primeira fábrica de biodiesel. Com investimentos acima de R$ 5 milhões da Petrobras, a máquina produzirá combustível ecologicamente correto na cidade de Guamaré a partir de janeiro. A governadora Rosalba Ciarlini assinou nesta terça-feira (20), a concessão do Proadi ao empreendimento, que irá gerar dois mil empregos.
O presidente da Petrobras Biocombustíveis, Alberto Torres, explicou que a fábrica de biodiesel em Guamaré foi a primeira do Brasil, desenvolvida pela empresa que é um dos braços da Petrobras. O propósito inicial do empreendimento, que surgiu em 2004, é servir como base tecnológica.
“A fase 1 foi em 2004 e foi o início para desenvolver tecnologia para biocombustível. Elaboramos tecnologia, o projeto, e agora deixa de ser uma base e vai operar com uma missão dupla, produzindo biodiesel para atender as necessidades do Rio Grande do Norte”, detalhou Torres.
Alberto Torres afirmou que a tecnologia está madura e é considerada uma das melhores do mundo em produção de biodiesel.
(Foto: Cláudio Abdon)
Rosalba assina concessão do Proadi para mais de oito empresas instaladas no RN 
(Foto: Cláudio Abdon)
Além de ser um projeto econômico, a fábrica de biodiesel tem uma vertente social, ajudando na preservação do meio ambiente. A matéria-prima para a fabricação do biodiesel será adquirida com a agricultura familiar, com os óleos vegetais e gordura animal.
“Vamos empregar pessoas que irão operar a fábrica, mas são poucas, porque a unidade é automatizada. Vamos propiciar uma possibilidade de emprego muito grande nos locais que essas fábricas estão localizadas, na medida em que for produzido óleo vegetal de soja, girassol, algodão, peixe, gordura de galinha, porco, tudo é matéria-prima para o biodiesel”, explicou.
Os óleos de cozinha também serão reaproveitados, dando o destino correto. A Petrobras Biocombustíveis irá lançar em janeiro um projeto de coleta nas casas dos potiguares do óleo utilizado no dia-dia.
Na ocasião, a governadora concedeu e renovou o benefício do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (Proadi) a oito empresas instaladas no Rio Grande do Norte, de diversos segmentos econômicos.
Via Portal No Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).