terça-feira, 25 de maio de 2021

COM AUMENTO DE INTERNAÇÕES E SEM CONDIÇÕES DE ABRIR NOVOS LEITOS, RN VIVE PRÉ-COLAPSO NA ASSISTÊNCIA A PACIENTES COM COVID-19, DIZ SECRETÁRIO

Via Barriguda News

Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
O Rio Grande do Norte vive situação pior que a primeira onda da Covid-19 e um pré-colapso no sistema de assistência aos pacientes, segundo afirmam o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, e pesquisadores da UFRN.

Em menos de 5 meses, o estado registrou mais mortes por Covid-19 em 2021 do que em todo o ano de 2020. Ao mesmo tempo, a quantidade de pessoas vacinadas com as duas doses de vacinas ainda representa menos de 10% da população. Mesmo assim, as medidas restritivas foram flexibilizadas.

Com ocupação de leitos próximo de 100%, fila de espera com mais de 80 pacientes e cerca de mil novos casos por dia, Cipriano afirma que a capacidade de ampliação do sistema de saúde está praticamente esgotada, por causa das limitações de pessoal e de insumos, como kits intubação, por exemplo. O secretário voltou a defender medidas de restrições.

"Nós estamos já no limite hoje. Porque se nós temos quase cem pacientes em filas de espera, não precisa esperar junho, a gente já está em uma situação de saturação, de quase colapso. Isso exige medidas desde já, como a gente vem alertando e recomendando já há algumas semanas", afirmou em entrevista à Inter TV Cabugi.

"Não temos possibilidade de abertura de novos leitos porque isso envolve equipamentos, insumos médicos, pessoal. Nós estamos no limite. A alternativa que nós temos é evitar a procura de leitos fazendo restrição de circulação, usando medidas de proteção, intensificando as ações de vigilância e controle de isolamento dos sintomáticos para que a doença diminua o seu contágio", reforçou o secretário.

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).