domingo, 24 de setembro de 2017

MULHER COLHE MACAXEIRA DE 20 KG NA PB E DIZ QUE 'NÃO ESPERAVA FICAR TÃO FAMOSA'

'Essa terra é maravilhosa', disse dona Lia que achou macaxeira de 20 kg e quase 1 metro de comprimento em Alagoa Grande, PB (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)

Uma agricultora de 53 anos, da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande - Agreste da Paraíba -, colheu uma macaxeira de mais de 20 kg e 90 cm de comprimento. A agricultora Maria Severina Augusta, conhecida por dona Lia, de 53 anos, disse que “não sabia que ia ficar tão famosa” com a macaxeira colhida na segunda-feira (18).

Ela disse que já raspou o raiz e que já rendeu muita farinha. “Fiz farinha, massa, fiz tudo, uma vizinha minha que me ajudou. Foi farinha com força”, disse dona Lia, que sempre morou na comunidade quilombola. A macaxeira é cultivada no quintal de casa e ela planta principalmente por subsistência, mais que para vender.

“Essa é uma terra maravilhosa, abençoada por Deus!”, contou Severina.

Sua filha, Maria dos Anjos, ficou muito ansiosa com o caso. "Desde que Rosélia publicou a foto, não para de ligar gente pra cá querendo saber da macaxeira”, falou. O secretário de Cultura de Alagoa Grande Marcelo Lopes contou ao G1 que quando soube do caso correu para divulgar. “Fiz questão de que isso fosse o mais divulgado possível e deu certo”, explicou.
Farinha da macaxeira de 20 kg rendeu quase uma saca inteira (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)

Caiana dos Crioulos

A comunidade quilombola Caiana dos Crioulos fica a cerca de 122 km de João Pessoa e tem 98 famílias. Ela compreende uma área de aproximadamente 646 hectares, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As famílias vivem principalmente de culturas de subsistência, como feijão, fava, milho, mandioca, inhame, batata-doce, bem como da criação de animais e da fruticultura.
Local de onde a macaxeira de 20 kg foi colhida, na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)
Local de onde a macaxeira de 20 kg foi colhida, na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande (Foto: Maria dos Anjos/Arquivo Pessoal)

*G1 PB


http://nossoparanarn.blogspot.com.br

Via Nossa Pau dos Ferros RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).