terça-feira, 30 de junho de 2015

Dia ficará um segundo mais longo nesta terça-feira; entenda o motivo

Do G1, em São Paulo
O relógio da estação de metrô e trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro, é um dos cartões postais da capital fluminense (Foto: Alexandre Macieira/Riotur) 
O relógio da estação de metrô e trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro, é um dos cartões postais da capital fluminense (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

Você que sempre reclamava de falta de tempo e desejava ter mais de 24 horas para fazer tudo. Saiba que esta terça-feira (30) é o seu dia de sorte. Pelo menos por um segundo.

É que os relógios de todo o mundo vão adicionar um segundo para consertar uma pequena defasagem entre a velocidade de rotação da Terra e a hora oficial registrada no planeta.

Esse ajuste acontece de forma periódica desde 1972. De lá para cá, já foram 26 correções, mudança que, embora seja pequena, é considerada significativa na sociedade.

O segundo será adicionado às 23h59m59s pelo horário de Greenwich (GMT), hora padrão da Terra. No Brasil, esse ajuste vai acontecer às 20h59m59s, hora de Brasília (fuso de três horas a menos em relação ao GMT).

No Observatório Nacional, localizado no Rio de Janeiro, o relógio oficial, chamado de atômico, irá registrar a seguinte sequência: 23h59min59s, 23h59min60s, para só então passar a 0h00min00s de 1º de julho.

Mas qual a importância de tudo isso?

De acordo com Ricardo José de Carvalho, chefe da divisão do Serviço da Hora do Observatório Nacional, a consequência de não ajustar o segundo nos relógios do mundo pode ser desastrosa.

“A internet, por exemplo, pode ser afetada, já que os servidores estão conectados e sincronizados pelo planeta. Atividades que dependem da rotação da Terra também, como a navegação marítima, que usa como parâmetro o tempo para saber a posição”, explica.

Ele afirma que o ponto mais crítico nesse ajuste de tempo será a sincronização de servidores utilizados no mercado financeiro.

Carvalho explica que na Bovespa, bolsa de valores localizada em São Paulo e que é uma das maiores do mundo, 45 milhões de operações ocorrem diariamente e podem ser afetadas caso a adição deste segundo não seja feita nos computadores de lá. Isso poderia causar prejuízo de milhares de reais.

Apesar de a adição ser rápida, a forma como alguns serviços digitais a receberão pode causar uma interferência generalizada e temporária.

Instabilidade temporária

A última vez que um segundo foi adicionado foi em 31 de dezembro de 2012. Nesta época, o mundo da internet sofreu com uma onda de instabilidade. Os problemas ocorreram com Mozilla, Reddit, Foursquare, Yelp, LinkedIn, o sistema operacional Linux e aplicações rodando em Java. A falha pode ocorrer porque muitos sistemas de computação, incluindo computadores, laptops, smartphones e afins, usam o Network Time Protocol (NTP), que registra as horas e está alinhado a relógios atômicos.

A maioria, porém, não está preparada para lidar com um segundo extra. A solução encontrada foi implementar uma modificação interna no NTP. Milissegundos são acrescentados ao tempo durante todo o dia que terá um segundo a mais. Assim, quando chega a hora, o segundo já foi acrescentado naturalmente.

Variações na rotação da Terra

O mecanismo que altera o segundo é chamado de Leap Second (ou Segundo intercalado, na tradução do inglês) e é determinado pelo Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra, organização que mantém padrões de referência e tempo globais.

De tempos em tempos, essa adição deve ocorrer devido a variações da duração do dia que se acumulam, provocadas por alterações na velocidade da rotação da Terra.

O Observatório Nacional explica que essa variabilidade ocorre "em virtude dos efeitos gravitacionais do Sol, da Lua e dos planetas, e também resultado dos deslocamentos de massas terrestres em diferentes partes do planeta" – incluindo terremotos.

Fonte: G1 / Via Blog Atualidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).