terça-feira, 28 de maio de 2013

Assembleia concede maior honraria da Casa ao senador Garibaldi Alves

_DSC1109O senador Garibaldi Alves recebeu esta manhã (27) a Medalha do Mérito Legislativo, numa das solenidades mais prestigiadas ao longo da história da ALRN, com a presença das principais lideranças políticas do Estado. A proposição foi do presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN) e a sessão solene foi realizada no dia em que o homenageado completou 90 anos.
“Digo, sem o menor receio de me equivocar nem de desvalorizar outros instantes históricos, que somos privilegiados por participar de uma das mais memoráveis sessões da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Esta Casa se reúne para homenagear não somente o homem público de currículo vasto, mas para celebrar os 90 anos de um protagonista sereno da vida política do nosso Estado”, afirmou Ricardo Motta, que relembrou a trajetória política do senador e de parte da famí
Entre as autoridades, presença da governadora Rosalba Ciarlini, vice Robinson Faria, senador Paulo Davim, presidente da Câmara e sobrinho do homenageado, deputado federal Henrique Eduardo Alves, além dos deputados federais Sandra Rosado, Fátima Bezerra e Felipe Maia; prefeitos, vereadores, secretários de Estado e municipais; dos ex-governadores Wilma de Faria e Geraldo Melo, do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, entre outros.
O presidente da Casa enalteceu qualidades do senador homenageado, a quem definiu como “ponderado e de espírito conciliador, um homem comum acima das mesquinharias, sábio e sem presunção para compartilhar e transmitir aos mais jovens”.
Durante o evento, Garibaldi Alves também recebeu homenagem da Câmara Municipal de Natal, sendo agraciado com o título de Cidadão Natalense. Ricardo Motta relembrou o episódio em que Garibaldi Alves, ao lado dos irmãos Agnelo e Aluizio Alves foram cassados. “A ditadura puniu sem defesa três irmãos da resistência e da esperança.  Sem Aluizio, Henrique assumiu a Câmara dos Deputados, da qual é presidente para orgulho do Rio Grande do Norte. Sem Garibaldi Alves, Garibaldi Filho foi às ruas, ser deputado estadual. Dois meninos para manter a oposição nas ruas e levando seu eco frente à opressão”, disse.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse que a homenagem é um reconhecimento que atesta ter valido a pena o exemplo de amor e dedicação ao RN: “Toda a sua história de vida valeu a pena, porque hoje estamos aqui para dizer que seu exemplo é o que realmente queremos nos espelhar de amor, dedicação e serviço”.
O ministro Garibaldi Alves Filho agradeceu a honraria concedida ao seu pai: “Toda nossa família se sente homenageada”, afirmou. Bastante emocionado, o senador homenageado abreviou seu discurso, onde agradeceu aos pais a oportunidade de trabalhar pelo seu Estado e pelo exemplo em vida: “Me ensinaram a ser útil à minha terra Angicos, ao povo norte-riograndense e  ser cada dia mais brasileiro para servir ao meu País. Enquanto vida tiver, vou ter sempre o amor a Deus, ao meu País e ao meu Rio Grande do Norte”.
Biografia
Garibaldi Alves começou sua carreira política em 1958, quando foi eleito deputado estadual. Depois, foi reeleito para a Assembleia Legislativa, exercendo três mandatos consecutivos. Como deputado, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da ALRN e nesse posto chegou a assumir o Governo do Estado.
Durante a Ditadura Militar (1964/1985), em 1969, teve seu mandato parlamentar cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos, da mesma maneira que seus irmãos, o ex-governador Aluízio Alves e o então prefeito de Natal, Agnelo Alves. Depois de sua cassação, assumiu nos anos 1970 a superintendência das empresas do grupo têxtil UEB no Rio Grande do Norte.
Na década de 1980 foi vice-governador na gestão do governador Geraldo Melo (1987-1990). Durante aquela administração assumiu o governo do Rio Grande do Norte por duas vezes. Agropecuarista com influência política no município de Pedro Avelino, ele também foi diretor do Serviço Social da Indústria (SESI) no Estado; e diretor da extinta Telern, empresa de telecomunicação que foi criada na gestão do governador Aluízio Alves (1961/1965).
Garibaldi Alves é casado com Maria Vanice Alves, com quem teve quatro filhos: Garibaldi Alves Filho (senador), Paulo Roberto Chaves Alves (conselheiro do TCE), Maria Auxiliadora Alves dos Santos e Maria das Graças Alves Emerenciano.

Fonte: Blog do BG / Via Blog de Novanês Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).