sexta-feira, 29 de junho de 2012

Hoje é noite de fogueira, hoje é noite de São Pedro


As comemorações juninas são tantas que às vezes passamos despercebidos de algumas tradições. São tantas festas, "arraiás", forrós tradicionais, quadrilhas, que deixamos de comemorar o sentido principal da festa de São Pedro.

Hoje é noite de São Pedro e, pela tradição, é a noite de acender uma fogueira em cada casa ou cada rua. Claro que esse costume não é tão forte na zona urbana como na zona rural, mas ainda lembro-me de um tempo em que aqui em Riacho da Cruz numa noite como essa, onde havia um pedacinho de terra havia também uma fogueira, e havia também, muito gente ao redor dela assando uma espiga de milho.

Nas comunidades rurais também não se passava por uma casa sem se passar por uma fogueira. Hoje em dia essa tradição ainda não está perdida nessas comunidades, mas acredito que não seja mais tão forte como antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).