sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ameaçada por tufão, corrida da F-1 no Japão pode ser adiantada para sábado

Fenômeno deve ganhar força no domingo, o que poderia colocar realização do GP do Japão em risco. Datas da categoria não sofrem alterações de última hora desde 1970.





Por Suzuka, Japão


Diante do risco de o tufão Phanfone, que vem ganhando força no Oceano Pacífico, se tornar um poderoso furacão ao chegar à região central do Japão, neste domingo, a FIA e o chefão comercial da F-1, Bernie Ecclestone, já pensam em um plano de contingência para garantir a realização da etapa de Suzuka. Há, inclusive, a possibilidade de a corrida do domingo ser adiantada para o sábado. As informações são do site americano "Motorsport".
O fenômeno natural já tem provocado ventos fortes e tempestades constantes no autódromo de Suzuka, localizado na região central do país, desde o início da semana. Com previsão de rajadas que podem ultrapassar os 210 km/h, o tufão deve ficar ainda mais poderoso no domingo e na segunda-feira, de acordo com os estudos meteorológicos. O Phanfone poderá ser equivalente a um ciclone tropical de categoria 4 e deve afetar diversas partes do território nipônico.
O líder do campeonato, Lewis Hamilton, segura guarda-chuva em visita a Suzuka nesta quinta-feira (Foto: Getty Images)O líder do campeonato, Lewis Hamilton, segura guarda-chuva em visita a Suzuka nesta quinta-feira (Foto: Getty Images)

De acordo com o "Motorsport", Bernie Ecclestone prefere adiantar a corrida para o sábado, apesar de a medida afetar a mobilização dos torcedores e prejudicar a transmissão pela televisão, do que adiar a prova para um dia da semana seguinte. Isso porque o GP da Rússia está marcado para acontecer no próximo fim de semana, e a realização de duas corridas em um período tão curto de tempo complicaria a logística da Fórmula 1.

Esta não é a primeira vez que intempéries climáticas em solo nipônico geram apreensão na F-1. Em 2004, o tufão Ma-On causou o cancelamento das atividades de sábado, e o classificatório precisou ser transferido para a manhã do domingo, algo até então inédito na história da categoria. No entanto, a última vez que um GP foi disputado antes da data prevista foi em 1970, na Holanda, para evitar choque com a realização da final da Copa do Mundo, no México. A última corrida de F-1 realizada em um sábado foi o GP da África do Sul de 1985.
Circuito de Suzuka já sofre com chuvas e ventos fortes desde o início desta semana (Foto: Getty Images)Circuito de Suzuka já recebe chuvas e ventos fortes desde o início desta semana (Foto: Getty Images)

Fique ligado nos horários do GP do Japão
O primeiro treino livre para o GP do Japão, válido pela 15ª etapa da temporada, está marcado para esta quinta-feira, às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no SporTV. A TV Globo exibe as emoções da corrida ao vivo, na madrugada de sábado para domingo, a partir das 3h, e o GloboEsporte.com acompanha todas as movimentações no circuito de Suzuka em Tempo Real. Fique ligado nos horários!
Horário Gp Japão (Foto: Editoria de arte)
Horários GP do Japão Suzuka 2014 (Foto: Arte GloboEsporte.com)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).