quarta-feira, 23 de abril de 2014

TCE: Municípios devem implantar portais da transparência

 
Os municípios que não tiverem seus portais da transparência regulares, com dados devidamente atualizados e acessíveis a todos os cidadãos, não terão as Certidões de Atendimento à Transparência da Gestão Fiscal.
 
O documento é exigido para a celebração de convênios, liberadas pelo Tribunal de Contas do Estado. A informação foi divulgada após a reunião do secretário de controle externo do TCE, Jailson Tavares, com representante do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco).
 
Na ocasião, ficou acertada a formação de um grupo de trabalho que fará uma profunda análise nos portais. Em uma análise preliminar, foram averiguadas que apenas 35% dos municípios disponibilizam seus dados na Internet.
 
Apesar de ser Lei, a disponibilização dos portais já ultrapassou todos os prazos definidos pela legislação.  O último prazo, para os municípios com população até 50 mil habitantes, finalizou em maio de 2013.
 
O grupo de trabalho que analisará os portais está sendo articulado pelo Marcco e terá representantes do TCE, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Eleitoral (MPE). Outras instituições como Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Contas (MPC) estão sendo visitadas para ampliar a adesão.
 
Fonte: Revista Bzzz / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).