terça-feira, 1 de abril de 2014

Caern instala novo sistema de monitoramento d'água em Mossoró

Macromedidores são instalados em poços para medir vasão de água. (Foto: Assessoria/Caern).

Macromedidores são instalados em poços para medir vasão de água. (Foto: Assessoria/Caern)
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou o monitoramento por meio de sensores nos 11 poços que abastecem a cidade de Mossoró. Com a medição da passagem de água é possível acompanhar e combatera o desperdício d’água na cidade.
A cidade é abastecida por 16 poços, que representam 70% do abastecimento restando à adutora Jerônimo Rosado os outros 30%. Até o fim do ano a Caern irá implantar a macromedição, palavra técnica utilizada para aparelho que mede grandes vazões de água, em todos os poços de Mossoró.
As 15 cidades que integram a regional de Mossoró também receberão mais 25 poços além do acompanhamento nos macromedidores. O trabalho dos sensores é feito da seguinte forma: sensores são acoplados à tubulação de saída de água dos poços e estes equipamentos fazem a leitura da quantidade de água que está passando na tubulação e geram a informação para o aparelho instalado na casa de força, que tem as medições acompanhadas pelos operadores da Caern.
A vantagem do sistema é que a Caern consegue medir a produção, acompanhar se existe oscilação na quantidade de água captada e combater as perdas a partir das informações geradas pelo sistema. Para a Unidade de Manutenção de Água de Mossoró, a medição de vazão é necessária para a tomada de decisões no planejamento da companhia.
Via Revista Bzzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).