quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Redução de perdas: Caern intensificará fiscalização de ligações irregulares

As ações de fiscalização e combate a fraudes serão intensificadas pela Caern com a contratação de empresa terceirizada que terá atuação em todo o Estado. O serviço engloba fiscalização de ramais de água cortados, suprimidos e que podem ser realizadas, bem como de ramais ativos com indícios de fraudes. Com este trabalho a Companhia reduzirá as perdas de faturamento que hoje estão em 39,82%, conforme informações oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Esse percentual impacta diretamente as perdas totais, que englobam perdas de faturamento e de distribuição. Ou seja, o maior impacto na Companhia não é decorrente de vazamentos ou situações operacionais, mas das ligações clandestinas feitas à revelia da Companhia. Ainda conforme o SNIS, a perda total da Companhia é de 51,43%, dentro de uma média da região Nordeste, cenário diferente do observado dez anos atrás, quando as perdas da Companhia estavam em aproximadamente 60%.

O trabalho de fiscalização tem início previsto para outubro e utilizará a tecnologia de georadar, equipamento que consegue detectar qualquer tipo de tubulação, cabos ou estruturas enterradas em até oito metros de profundidade, sem a necessidade de escavação. Por mês serão fiscalizados aproximadamente 2.500 imóveis, totalizando 150 mil imóveis ao fim de cinco anos, tempo de duração do contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).