domingo, 28 de junho de 2020

Brasil firma acordo com a Universidade Oxford para desenvolvimento de vacinas de Covid-19

Foto: Reprodução


O Ministério da Saúde anunciou que o Brasil firmou acordo para desenvolvimento e produção de vacina de Covid-19 em parceria com o laboratório britânico AstraZeneca e com a Universidade Oxford, no Reino Unido. Inicialmente, o País produzirá cerca de 30,4 milhões de vacinas e, caso comprovada a eficácia do insumo, mais 70 milhões.

Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o custo total para a primeira fase será U$ 127 milhões (cerca de R$ 695 milhões). A população do grupo de risco da doença terá prioridade para vacinação nesta etapa. Os dois lotes a serem disponibilizados à Fiocruz, de 15,2 milhões de doses cada, serão entregues em dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

O Governo Federal considera que o investimento é necessário mesmo sem a conclusão dos testes clínicos. "É necessário devido à urgência pela busca de uma solução efetiva para a manutenção da saúde pública e segurança para retomada do crescimento brasileiro", afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco.

Ele ainda defendeu que essa medida impedirá que a demanda mundial impeça o País de ter acesso aos insumos necessários, como no início da pandemia. "A iniciativa não apenas garante que teremos o produto à disposição, mas nos dará autonomia na produção. Detendo o acesso à tecnologia, eliminamos também as margens de lucro exorbitantes praticadas durante a pandemia".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a vacina desenvolvida pela Universidade Oxford é a "mais avançada" do mundo "em termos de desenvolvimento". A fórmula está sendo testada no Brasil e na África do Sul, após testes bem sucedidos no Reino Unido. No Brasil, cerca de dois mil voluntários serão testados, de acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Outra vacina que também está em fase clínica, da chinesa Sinovac Biotec, será testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Nove mil voluntários brasileiros participarão dos testes durante três semanas do mês de julho. 

Por Leonardo Maia/Especial para O POVO

Via RIO GRANDE EM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).